sangue
Fui buscar as análises que fiz ao sangue e à urina a semana passada. A senhora entregou-me um envelope silencioso e eu saí num silêncio ainda maior. Do pouco que percebo disto, dá para ver que reduzi bastante o colesterol desde que deixei de comer carne vermelha, mas ainda não o suficiente. Tenho de colesterol total 202 mg/dl, quando o máximo deve ser 190mg/dl. Já estive nos 290 mg/dl, por isso estou relativamente satisfeito. Enquanto tomava café fiz uma lista com tudo o que me lembrei sobre sangue.
1] No sangue há glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos transportam oxigénio, os glóbulos brancos são uma espécie de soldados de defesa e as plaquetas ajudam na coagulação.
2] Sangue (Blood) é o nome dum álbum dos This Mortal Coil que eu gosto muito.
3] O meu sangue é O+. Sei que só posso receber sangue de O+ ou O- e que posso dar sangue a todos os +.
4] O Alexandre O'Neill escreveu uns versos sobre sangue que nunca mais me esqueci:
Sangue na serradura ou na calçada,
que mais faz se é de homem ou de boi?
O sangue é sempre uma papoila errada,
cerceado do coração que foi.
5] Uma vez escrevi um bilhete a uma miúda por quem estava totalmente apaixonado, no liceu e numa aula de matemática, que dizia mais ou menos "o meu coração só serve para bombear sangue, por isso é que não percebo porque é que acelera quando te vejo". Ela olhou para mim e riu-se. Depois amarfanhou-o. Nesse dia não sei se fiquei mais triste ou mais zangado. Sei que foi uma das muitas vezes em que me senti parvo.
6] O sangue é bonito quando pinga no lavatório da casa de banho.
7] Lembro-me de sangrar muito quando era puto, numa queda que tive quando tentava ir buscar uma bola de futebol ao telhado da escola primária, e de chorar ainda mais. A minha professora aproximou-se com um estojo de primeiros socorros e limpou-me as feridas. Perguntei-lhe se ia morrer. Ela riu-se e disse que não.
8] Conheço bem o sabor do meu sangue porque, sempre que me corto nos dedos das mãos, lambo as feridas.
9] Acreditei em vampiros até aos treze anos, mais ou menos. Mais tempo, portanto, do que no Pai Natal.
10] O Drácula, vampiro do livro de Bram Stoker, é uma personagem inspirada num gajo que existiu mesmo: o Vlad Tepes. Não se alimentava do sangue das vítimas mas, sem dúvida nenhuma, tinha uma tendência para fazer os seus inimigos sangrar devagar até à morte.
11] O ferro faz bem ao sangue, dizia-me o meu pai.
12] Uma vez conheci uma miúda que fazia feridas nela mesma, com bicos de esferográficas, até sangrar. Eu gostava dela mas nunca me consegui aproximar muito.
13] Sangue vem do latim sangue. É um substantivo masculino.
14] Expressões com a palavra sangue: vai dar sangue (é mais ou menos "vai à merda"), sangue azul (sangue dum fidalgo), pacto de sangue (pacto até à morte), sangue na guelra (pessoa nervosa), sem pinta de sangue (assustado), sangue do meu sangue (parente), tributo de sangue (dever militar)
26 comentários:
Achei bonito o ponto 5, acho que quem devia chorar era ela!LOL
pedro, encontrei-a uma vez, há uns meses, e ela ainda se lembrava desse bilhete que escrevi acho que há 22 anos. Não me pareceu com vontade chorar. :)
Eu acho que todos os homens deveriam ver o filme "Drácula", nem que fosse para se lembrarem de beijar os pescoços...
(Não, não vou dizer porquê, que parece mal!)
Lol.
i, aquilo não é bem um beijo... mas pronto. :)
Eu claro tinha de ser 0Rh-, só porque sou altruista :)...e a merda, recebo só do mesmo que o meu...é cá uma trampex...´c'est la vie!!!
Abreijos
Tinhas acabado de dizer que ele não se alimentava do sangue das vítimas...
talvez até fossem só mesmo dentadinhas de amor...
:)
afrodite, já sabes que eu posso arranjar ajuda numa emergência. :)
i, o original é que não. o do livro sim. :)
Eu prefiro a minha versão:
Um tipo porreiro que sabe beijar pescoços!
i, lol, mas olha que o original... não sei... não te aconselharia a meter ali o pescocinho... :)
belo post.
gostei
tb gosto de beijos no pescoço, i: estou contigo! e se forem do gary oldman... melhor um pouco... qual winona ofereço-lhe a minha carótida!
moi chéri, se eu puder ficar com a winona, diz... já agora. :)
Acredito que não fosse muito boa ideia, mas olha que há bocas não vampirescas onde eu, também jamais, meteria o meu pescocito!
moi chéri:
Por acaso também me lembrei que uma nova versão protagonizada por um Banderas bem barbeadinho e penteado era bem capaz de ser um filme para menores de 18 anos...
E não seria por causa do sangue!
Lol.
Uau, nem sabia que havia tanto a dizer sobre sangue!
Temos o mesmo tipo de sangue O+ Há tempos resolvi ser doadora (fiquei a saber o meu tipo de sangue) doei para aí umas quatro vezes, e já está na hora de lá voltar... :)
Entretanto, fiquei também a saber que é preciso pesarmos pelo menos 50 kg para podermos doar (que é mais ou menos o meu peso), dão-nos um cartãozinho, mandam-nos um postal pelo Natal e pelo nosso aniversário...e penso que estamos também isentos da taxa moderadora nas urgências. Lá publicitam para da próxima vez levarmos um amigo também :)
i, acredito. eu próprio sei de pescocinhos que tb não beijaria. já ouviste falar nas mulheres-girafa?
redonda, eu já fui, quando era puto. agora não sou... nem sei porquê. :)
eh pah, desculpa, mas isto tb é importante: o sangue é onsituío pelos tais glóbulos branco, vermelhos e plaquetas, mas tb pela compoenten líquida: o plasma! este último é responsáel pelo transporte de 3% de oxigènio, enquanto que os Glob. ermelhos transportam os restantes 97%. existem cerca a 5L de sangue no organismo e, se nao estou em erro,todo ele passa pela bomba cardíaca num minuto.. e o meu teclado está a comer as letras! abraços
lol, vr, abraço. :)
"já ouviste falar nas mulheres-girafa?"
Essas nem têm o pescoço comprido, os aneis que dão a ilusão que esticam o pescoço, fazem é baixar os ombros!
É mais uma das idiotices do ser humano.
credo, bagacito. eu também dizia "não diz a gota com a perdigota" até tarde. depois uma amiga caridosa explicou-me o que era a perdigota e que as botas, e não as gotas, têm perdigotas. assim pinga o sangue e só depois pinta, credo! ;>
Gente!!
Aqui está um post que podemos/devemos levar a sério.
Dadores de sangue nunca são demais.
Vamos lá de 6 em 6 meses tirar qq coisa de nós em prol dos outros.
Eu dou sangue há 22 anos e ainda hoje não consigo olhar para a agulha espetada no braço. Mas que dou... isso dou.
Não tenho apetência para outro tipo de solidariedade pelo que optei por esta mas, venha mais um amigo também a qualquer hospital ou unidade de saúde da sua zona.
Bagacito se sacas os colares às mulheres girafa antes de as beijares no pescocinho já elas bateram as botas...bem neste caso não têm botas eheheheh...mas morrem :)
Abreijinhos mórbidos
i, eu cá sempre desejei ir ao cinema com uma, para chatear o gajo de trás. :)
maria, lol, perdigotooooooooooos. :)
victor, tens razão, sim, mas dantes era mais fácil de dar. podia ser a uma hora qualquer. agora, pelo menos em Aveiro, tens que estar atento aos dias que em que vão fazendo recolhas. :)
afrodite, eu sei... é triste um pescoço daqueles à nossa frente e nem se pode beijar. :)
i:
banderas não era a minha primeira escolha, mas vá...
bagaço amarelo:
eu a pensar que me ia pedir a carótida.... hi hi
tb sou dadora, às vezes, é que dá-me uma preguiça de me deslocar...
Sei que não sofres desse problema mas tirando os colares o cheirinho que dali sai deve ser pavoroso...horrivel...nojento...do pior :). Mas tu podes...sortudo! Ahhh e lavarem ali??? Nada...estás a ver o surro? Blhaccckkk, eu não ia lá não!
Abreijinhos
moi chéri, é só por dizer que esse quadro do munch não é muito apelativo para pedir carótidas... ainda gritas. :)
afrodite, tens razão, ficar-me-ia pelo cinema. :)
lol...
Enviar um comentário