5.10.2011

coisas que fascinam (125)

a mais bonita

Vi hoje um miúdo de calças de ganga rotas a brincar com um carrinho no café onde tomei o pequeno-almoço. Ajoelhou-se no chão e conduziu o seu pequeno bólide por entre vários clientes, incluindo eu, enquanto gritava para a avó que o carro dele era o mais rápido do mundo. O mais rápido, repetiu ele várias vezes.
A vantagem de ser criança é essa: acreditarmos que alguma coisa ou alguma pessoa pode ser a mais não sei o quê do mundo. Um carro em miniatura pode ser o mais rápido do mundo, um boneco do super-homem pode ser o mais forte do mundo, um chocolate pode ser o mais saboroso do mundo e a cama onde se dorme pode ser a mais confortável do mundo. Dizemo-lo acreditando que é verdade.
É o estado de adulto que nos tira essa capacidade. O nosso carro pode até nem ser mau, mas se tivéssemos dinheiro comprávamos um melhor. Quando vamos jantar fora e gostamos do sabor, acabamos sempre a conversar sobre outros restaurantes mais famosos. Já nada é o melhor do mundo.
Resta-nos o Amor nessa decadência determinista do mundo. Resta-nos apaixonarmo-nos para tornar a acreditar que é verdade que uma mulher é a mais bonita do mundo. E quando lhe dizemos isso ela até pode responder, porque também já é adulta, que lhe estamos a mentir. É aí que eu penso sempre que ela não percebe nada sobre ela mesma. É tão cega que nem sequer sabe que é a mais bonita do mundo. E ainda bem, porque se soubesse talvez eu nem gostasse dela.

16 comentários:

Anónimo disse...

"Resta-nos o Amor nessa decadência determinista do mundo. Resta-nos apaixonarmo-nos para tornar a acreditar que é verdade que uma mulher é a mais bonita do mundo. E quando lhe dizemos isso ela até pode responder, porque também já é adulta, que lhe estamos a mentir. É aí que eu penso sempre que ela não percebe nada sobre ela mesma. É tão cega que nem sequer sabe que é a mais bonita do mundo. E ainda bem, porque se soubesse talvez eu nem gostasse dela."

Caricias de um coração e de um olhar apaixonado...as palavras certas, alimentam-nos a alma e aquecem-nos os sentidos... :)

Obrigada pelos textos maravilhosos...

Ana Silva

Ana disse...

Para mim o meu cão continua a ser o melhor do mundo, o meu gato o mais bonito do mundo, os meus amigos os melhores do mundo e a minha vida a melhor do mundo. E já sou adulta (ou com idade para isso pelo menos).

O vermos, termos e sermos o melhor do mundo não desaparece com a idade. Aparece com o acreditar e sentir que o que a vida nos dá é sempre o melhor do mundo.

beijinho**

EU SOU EU disse...

É o principal problema em crescer... deixar-mos desaparecer o nosso lado ingénuo...o nosso lado que não procura a malicia... o lado onde a verdade é sempre uma constante...o problema de muitos é que ao crescer...deixam de contactar a criança que são ou foram... eu tento continuar em contacto com esse lado...por isso agora digo... - O MEU BLOG, A SEGUIR AO " NÃO COMPREENDO AS MULHERES" É PROVAVELMENTE O MELHOR BLOG DO MUNDO...EHHEHE
Mais um grande texto...

Ivar C disse...

ana silva, obrigado. :)

ana, beijinho. :)

eu sou eu, obrigado. :)

Happy Brunette disse...

♥ cá vir! Obrigada pelos textos encantadores! ;)

Anónimo disse...

Sabes o que eu gostava mesmo? Era que este mundo fosse o melhor mundo do mundo.
CR

Ivar C disse...

Happy Brunette, obrigado. :)

cr, eu também... temos que fazer por isso. :)

Helena disse...

Tu também és o melhor do mundo (para várias pessoas) e fazes-nos acreditar num mundo melhor! Obrigada :)

Anónimo disse...

Ainda hoje, depois de muitas lágrimas, acredito que Ele é o melhor do mundo, porque o amor tem destas coisas. Beijinho

Fatyly disse...

"É o estado de adulto que nos tira essa capacidade."

só te digo abençoado feitio que tenho por tal não me ter acontecido, por me sentir a mesma criança de sempre, nada materialista mas com esse olhar sobre tudo que vou tendo apesar de nunca ninguém me ter dito ou fazer sentir que "sou a mais bonita do mundo". Mas logo a seguir digo com um sorriso: não podemos ter tudo:)

Decadência? só a física pela erosão do tempo...

Parabéns e mais um para a colecção!

Ivar C disse...

helena, obrigado. :)

li, boa. :)

fatyly, se consegues isso consegues quase tudo. :)

Malena disse...

Ela sabe! tanto sabe que, para ela, tu também és o mais bonito do mundo! :)

Ivar C disse...

malena, :)

cristina disse...

Tão lindo:)

Ivar C disse...

cristina, obrigado. :)

memyselfandi disse...

Oh, pá! Simplesmente... tipo... nem sei... =)