3.08.2010

o tamanho da roupa

Desde pequenino que acho que há um complot feminino na forma como se quantifica o tamanho da roupa. Eu, pelo menos, nunca sei que número visto quando compro umas calças ou uma camisola e, por isso, tenho sempre que experimentar. Já as mulheres, só olhando para mim fazem sempre uma ideia muito aproximada que as minhas calças são o número não sei quantos. Acho isso fantástico. Por mim, a numeração dos tamanhos devia começar no um e seguir a lógica crescente dos números inteiros: um, dois, três. Mas não... começa sempre num número incompreensível qualquer, tipo vinte e quatro  ou trinta e oito e ainda por cima depois só há números pares nuns casos, números ímpares noutros, algumas situações têm meios números e mais não sei o quê. É um mundo incompreensível..e.
Este fim de semana acompanhei uma amiga nessa longa aventura que pode ser comprar um vestido e percebi que, por exemplo, os números da Lanidor não correspondem aos números da Zara. Ora, se isto para mim já era difícil, agora tornou-se impossível e, não sendo adepto das teorias da conspiração, não posso deixar de pensar que há uma por trás disto tudo. O que as mulheres querem é que um tipo se sinta diminuído quando vai comprar roupa. Tanto, que eu já só compro calças em hipermercados, onde consigo escolher uma peça entre muitas e ir experimentar sem ninguém me perguntar nada. Nunca mais me esqueci do olhar insultuoso da última mulher a quem comprei umas calças numa pequena loja do Fórum Aveiro quando ela me perguntou qual era o meu tamanho. Assustado com a pergunta, respondi à sorte como quem dá um tiro no escuro: "vinte e tal... pode ser?". Ela limitou-se a abanar negativamente a cabeça e depois comentou baixo à colega que há homens a quem as mães compram a roupa até muito tarde. Tão baixinho que eu ouvi perfeitamente...

26 comentários:

Mulher a 1000/h disse...

LOL - Realmente, não se faz! Ainda assim, eu também me confesso meia perdida nesse mundo dos números e vai tudo "a olho", que não sou gaja de perder tempo a experimentar nada! às vezes resulta! LOL

Malena disse...

Se há coisa que me irrita é nunca saber o meu número! Zara, Lanidor, Brax, Onara, Guess, Levis!! Todos diferentes! Mas pior é dizerem-te que só têm números pequenos a olharem-te de lado! Ou obrigarem-te a vestir um número que se está mesmo a ver que te fica pequeno e fazerem um ar de admiração quando quase rebenta pelas costuras! Queres um conselho? Vai a uma loja XL! Se vestires o tamanho mais pequeno é uma felicidade e até corres o risco de seres demasiado magro para a marca! XDD

Ivar C disse...

mulher a 100/h, eu pelo menos sei quanto calço. :)

malena, sim... há lojas que só têm roupa para mulheres que não comem... isso já reparei. :)

Gasosa disse...

Realmente é algo que me deixa meio desesperada, saber que visto um 38 e quando vou à Zara não consigo enfiar-me num 46.
Depois chegas à C&A e vestes um 23.

Os números das calças são a medida em centimetros de metade da tua cintura, ou seja, se tens 100cm de cintura, vestes o 50.
Tudo o que fuja a essa regra de medida chateia-me, e por isso talvez eu seja uma das raridades do sexo feminino que odeia ir as compras.

Mulher a 1000/h disse...

Bagaço: Olha, eu não sei quanto calço... porque dependendo do modelo do sapato, o número, também varia! Mas esses não posso comprar "a olho", tenho mesmo que experimentar! :) - Quanto peso também não sei bem, que varia, mas não passo fome! LOL (Só às vezes) - Sei quanto meço! Bem bom, não?! E isso só começará a mudar daqui a uns anos... espero! Maldita força da gravidade, sempre a empurrar... LOL - Ou seja, meu caro, nada é certo nesta vida, assim sendo, abaixo os números! LOL (Se bem que as letras também não são melhores... experimenta comprar soutiens! LOL)

Anónimo disse...

Bagaço,

Quando crescer, quero ser igual a você. Não, igual não. Ao menos, ter um pouquinho de você.

Essa sua habilidade de transformar quase insignificantes detalhes em uma grandiosa reflexão é que é fantástica. Chega a ser quase incompreensível.

Um beijo!

Pintas disse...

parece k não sou a única....mas felizmente como tenho aquelas lojas certas ja vou sabendo o meu nr :)
e por incrivel que pareça sou eu k kompro a roupa para o meu namorado, tudo pk ele não tem paciência para andar a saltar de loja em loja LOL

bjs

Fatyly disse...

Se gargalhada pagasse imposto eu acabei de entrar na banca rota:)

Tu não percebes ou entendes? nem eu e nem faço questão de perceber essa confusão que a meu tudo se deve ao fabricante. Enfim!

Mas essa mulher da "loja do Fórum Aveiro" merecia uma resposta à bagaço amarelo das muitas que nos mostras nas tuas "conversas"!

Ivar C disse...

gasosa, ena, já aprendi alguma coisa. :)

mulher a 100/h, eu vou sabendo porque no máximo tenho dois pares de sapatos. :)

gigi, quase incompreensível... hum... hum... tem lógica, lol. :)

pintas, namoradas como tu são um tesouro. :)

fatyly, se calhar teve-a. :)

Red disse...

lool

mas a atitude certa é experimentar, exactamente por variarem tanto os números de marca para marca.

xD

(não´é como os meninos podem fazer na roupa interior, né... se não sabem se é 36, a, b ou c ou 85b então toca de abrir as mãos e dizer "olhe, são deste tamanho" xD)

Ivar C disse...

red, lol lol lol. :)

Joana disse...

Parabéns!

Acabaste de ganhar um prémio!

http://pedacosescritos.blogspot.com/

Anónimo disse...

Se saber o número que se veste fosse tão fácil para as mulheres, nós não esperimentavamos todos os vestidos que nos agradam numa loja!

Era só chegar e dizer "Bom dia, quero o nº36 do vestido preto" e pronto.
Mas não!!! Ora o comprimento está certo, mas a lagura das ancas não está, ora é muito extreito no ombro e largo na cintura, etc.

Não existem números para o corpo das pessoas.

Paulo disse...

A parte do ""vinte e tal... pode ser?" deixou-me com dor de barriga de tanto rir. :)

Eu por acaso sei o meu número de calças, porque compro sempre na mesma marca e nunca difere.

Quando por acaso gosto de umas calças de outra marca e peço o número da marca habitual ouço sempre uma resposta do género:

"Para si tem de ser uns 4 números acima/abaixo"

LOL

Mas sem dúvida que as mulheres neste aspecto são muito perspicazes.

Agora também tenho de salientar aquilo que a GiGi refere. É incrível como consegues pegar num assunto completamente banal, e lhe dares o teu toque pessoal, tornando-o sempre numa coisa que dá prazer ler... simplesmente brilhante!

Sui_Generis disse...

isto só comprova a capacidade incrível que uma mulher tem em decorar estas matemáticas da vida LOL

mas falando à sério, o melhor remédio é mesmo ir experimentando, mas sem ser ridículo e comprar a roupa que te aperta até nem conseguires respirar só "porque está na moda". O mais atrofiante é ver as senhoras de 50 e tal anos nas lojas tipo BERSHKA a experimentar as calças que só cabem numa adolescente e bem magra, diria quase anorética :s

cumps x)

Anónimo disse...

Acho que vocês homens é que complicam muito ;D na minha opinião :b até porque não acho nada imcompreensível memorizar números :)

Gasosa disse...

Ainda bem que já aprendeste (posso tratar-te po tu?li algures que não gostas de ser tratado por você LOL) eu também já aprendi, ri e reflecti bastante com este blog, é bom encontrar um lugar assim :)

Anónimo disse...

Como vês tb à mulheres assim, eu não ligo aos números,como de marca p marca são diferentes...tenho lá eu paciência para os decorar!!Tenho mais q fazer...olha por exemplo...olhar para as bundas dos gajos!!

Love Spells disse...

Esqueci-me de uma coisa, eu destestava ir às compras com o meu EX, era uma atêntica gaja e demoravamos horas..........se ainda compra-se alguma coisa de jeito!!!

Ivar C disse...

joana, obrigado. :)

nox lilin, lol... a vida é difícil. :)

paulo, é que a pergunta, feita como se tivesse uma resposta óbvia, põe-me logo nervoso. :)

suis_generis, lol... por falar nisso, as lojas andam todas muito para a anorexia, sim. :)

cá, pois... sou eu que não vou lá. :)

gasosa, gosto que me tratem por tu, sim. :)

anónimo, lol :)

love spells, lol. :)

redonda disse...

Eu não faço a menor ideia dos números masculinos, não saberia adivinhar, tento fixar quando é para oferecer alguma coisa e os meus também variam de loja para loja desde 34 a 38 :)

Ivar C disse...

redonda, ao oferecer é sempre melhor o cheque da loja. :)

deviousmind disse...

Isso dos números é uma treta. De modelo para modelo, de loja para loja, nunca é o mesmo número que nos serve ou assenta bem. Tão depressa uma pessoa veste um 34 como um 38, no mesmo dia. Por isso... números... bah lol

Ivar C disse...

myann, isso... gosto dessa postura. :)

Paula Raposo disse...

Concordo contigo.

Ivar C disse...

paula raposo, :)