a língua é uma cena evolutiva
No post com o título "não percebi" escrevi a expressão "percebi que nem o tinha pagado". Em dois comentários e dois emails, cuja intenção agradeço, sugeriram-me que alterasse pagado para pago.
Devo informar que se quisermos ser correctos é mesmo pagado. Quando o verbo auxiliar da frase é o ter deve-se conjugar o particípio passado na forma regular. Quando o verbo auxiliar da frase é o verbo ser é que se deve conjugar o particípio passado na forma irregular. Resumindo e concluindo, é ser pago e ter pagado.
De qualquer forma, e porque uma língua é uma cena evolutiva, e eu vejo muita gente a conjugar o verbo auxiliar ter com o particípio passado irregular, não considero propriamente um erro. Mais informo que adoro a expressão "a língua é uma cena evolutiva". Não sei porquê, lembra-me uma namorada que tive. :)
14 comentários:
obrigada pela informação, mestre :) tu nunca falhas pois nao?? ;)**
beijinhos
sara m, raramento falho nas coisas pouco importantes, como esta. Nas coisas importantes, infelizmente, falho bastante. beijinhos :)
é verdade, sim senhor;)
bri, e fala a especialista... :)
Está-se sempre a aprender. Quando fiz o "post" foi sem qualquer presunção. Podia ter escapado e não teres reparado. Mas afinal está correcto!? Ele há coisas;)
manel
manel, eu sei, e o meu agradecimento é sério. tantaste colmatar uma falha minha... na verdade toda a gente, hoje em dia, diz "ter pago" em vez de "ter pagado". é por isso... :)
tens toda a razão bagaço... deixa-me acrescentar, se me permites, um pequeno pormenor... com os auxiliares ser e estar é pago e com ter e haver é pagado.
Bia
bia, obrigado por ajudares este serviço público. tens razão, sim... :)
Se há coisas de que não gosto é que me corrijam sem verificar se a correcção está correcta. Uma vez disseram que não era «tenhamos» mas «tênhamos». Quando expliquei que não, a razão apresentada foi que «tenhamos» soava mal...
Ai...
Beijinho
xantipa, a justificação é mais irritante que a emenda em si, lol. :)
Boa, alguém que conhece a regra!
MIN, eu é que já nem sei se esta regra vai durar muito tempo. :)
Exactamente, tens razão.
Fico contente por mais gente saber a regra!
Há que falar bem a nossa língua!
Bom... Incorrecto não está, não. Mas não é das coisas mais sonoras, razão pela qual costumamos fugir dessa opção, como aqui se lê:
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=1007
Belo final! :-)
Enviar um comentário