1.05.2008

zero elevado a zero é um?

Por causa da minha frase na conversa 489: "por exemplo, zero elevado a zero é um, o que tem sido uma dor de cabeça para todos os matemáticos desde que o zero existe"" recebi cinco comentários que não aprovei porque, para além tentarem ser ofensivos, eram todos anónimos e estavam mal escritos. Um até era giro e dizia "se ela diçe que és zero é porque és mesmo pandeleiro que zero é buracos. meu zero elevado a zero é tudo menos um". Este não aprovei porque não conheço o verbo "diçer" nem sei o que é um "pandeleiro", lolololololol! Os outros quatro eram normais, de gajos anormais que ficaram todos contentes e se babaram quando acreditaram que tinham encontrado um erro neste blogue. Obrigado, de qualquer maneira, a todos pela participação.
Agora, para quem não sabe, passo a explicar com a humildade própria de quem não é de matemática. A questão é que esta é precisamente uma das incongruências da matemática porque, ao mesmo tempo que é possível demonstrar que qualquer número elevado a zero é um, no caso do zero enquanto base devia dar sempre zero. Sugiro que vão ao google e façam uma busca por "zero elevado a zero".
Aproveito para agradecer à minha professora do liceu que me explicou isto há uns vinte anos atrás. Ela era tão bonita que nunca mais me esqueci das suas palavras.

19 comentários:

Anónimo disse...

É isso aí bagaço...Ferro neles!!!!

Ivar C disse...

pagu, eh eh eh... até foi divertido... :)

Alex disse...

Bravo!
;O)

Pedro disse...

Acho que devias deixar de tentar explicar coisas da vida matemáticamente porque só te metes em apuros, eis a prova disso.LOL

Anónimo disse...

Viva...
Não sei o que que a tua professora do liceu te disse, mas sendo ela muito bonita, e tendo-to dito á 20 anos... acredito que parte da informação original não chegou aos dias de hoje na melhor das condições.
De facto 0^0 não é 1. Simplesmente não é nada. É algo que não pode ser calculado, e chama-se indeterminação. Admito que não sei se é ou não uma dor de cabeça para os matemáticos, mas tenho as minhas duvidas.
Mais uma coisa... o "0" não representa o nada, representa sim um conjunto vazio (sem elementos). Imagina um saco com 0 bolas.. ele não está vazio, tem ar, pode ter qualquer outros objectos, só não tem é nenhuma bola.

É a primeira vez que comento um post, e não o ia fazer. No entanto mais ninguém corrigiu este "mal entendido matemático" e como estavas a teimar...
Seja como for. Um abraço e felicidades para o "não compreendo as mulheres"

Ivar C disse...

Lol, pagu, não é ferro... é aço inoxidável :)

Pedro, meto-me em apuros de qualquer maneira, Por isso... :)

Viva Zeus, também vi essa do conjunto vazio na wikipedia. Para um matemático é possível que seja isso. Na internet encontras facilmente informação sobre a “dor de cabeça”, por isso podes tirar as dúvidas. Claro que eu, como já disse, não sou matemático. Para um linguista, por exemplo, e conforme podes ver no dicionário online da Priberam, zero também é: “algarismo que por si só não tem valor algum, mas que, colocado à direita de um algarismo significativo, aumenta dez vezes o seu valor”, “nada”, “pessoa ou coisa sem valor” (foi o que a minha amiga me quis chamar, lol),, “ponto que nos termómetros (de Celsius e Réaumur) corresponde à temperatura do gelo fundente” (gosto desta), “ponto, numa escala, de que se parte para uma contagem de valores positivos ou negativos”. Falando de linguistas, permite-me ainda dizer que na frase “e tendo-to dito á 20 anos”, em vez de zero “agás”, o “há” deve levar um “agá”, pois é a conjugação do verbo haver na terceira pessoa no presente do indicativo. Neste caso, por exemplo, zero refere-se a nenhum “h” e não a um saco sem bolas. Vês? É tudo uma questão de contexto...
Obrigado pelos desejos e boa sorte também para ti, Zeus.

Paulo Aroso Campos disse...

Viva!
Encontrei este blog por acaso e sou leitor assiduo, é bastante interessante e bem humorado-provavelmente apenas na perspectiva masculina.
Lamento que o meu comentário seja contrário ao que postulas mas estou com Zeus - a minha primeira incursão na religião - quando diz que zero elevado a zero não é 1 mas um valor indeterminado.
Não te vou dar fontes de internet porque nem todas são verdadeiras mas posso referenciar-te alguns livros de matemática que indicam isso. Como suponho que isso te fará perder o humor-era o que me acontecia sempre que tinha frequencias de cálculo matemático-espero que acredites na palavra deste leitor assiduo. E de Zeus, claro!
Abraço e continua o excelente trabalho de compreensão feminina!

Unknown disse...

Acho que devias fazer um novo blogue chamado «não entendo a
matemática»...

Abraço

Ivar C disse...

paulo aroso campos, lololol, pronto, acredito em ti e em Zeus. Não me obrigues a ler esses livros, por favor. abraço. :)

joão branco, lol, seria na mesma mais simples do que este. :)

Anónimo disse...

acho que o mais importante aqui é a forma como te safaste da conversa e não a realidade dos factos
Saiste-te tão , tão bem !
LOL

Anónimo disse...

Pois, realmente é verdade... Também me lembro bem dessa regra e sou de humanidades (acho que agora voltaram a mudar os nomes!)

Aliás qualquer número elevado a zero dá 1!
E o zero é um número!!! :)


Aqui se vê que o país vai mal de números e de palavras... E ainda há professores no banco, como eu! :|

Ivar C disse...

supertux, sim... na altura não estava propriamente preocupado com a matemática. :)

bia, há éne professores no banco, sim. É preciso que cresça a taxa de natalidade. :)

Isa disse...

yada yada yada.. o que interessa é que a Prof era bela :) lol

Ivar C disse...

isa, pois era... pena eu nunca ter sido muito bom a matemática. :)

Anónimo disse...

Temos aqui uma indicação que seria uma boa política de educação (para aumento do sucesso escolar e da memorização de conceitos em rapazes) que todas as professoras fossem bonitas.
Pode ser que o Ministério um dia destes se lembre disto.

Cristina disse...

É o que eu sempre digo: há pessoal neste país com muito tempo livre!!

Ivar C disse...

duckman, eu estou contigo: só gajas boas como profs... lol. :)

cristina, lololol... pois há, isto é só desempregados... 369000 actualmente. :)

Patrícia Manhão disse...

Fantástico...;)

Beijinhos

Ivar C disse...

patrícia, beijinhos. :)