10.08.2007

as ovelhas correm mais que o pastor?


A palavra extremista usa-se actualmente por tudo e por nada. Quando se quer denegrir a imagem de alguém é melhor chamar-lhe extremista do que outra coisa qualquer.
Ontem, o partido de extrema direita suiço, União Democrática do Centro (UDC), organizou uma concentração em Berna. A essa concentração opuseram-se cerca de 500 manifestantes, num confronto que culminou com carga policial sobre estes. Apenas estes e a pedido dos primeiros.
A UDC tem, na sua página oficial, presente a imagem dum cartaz que colocou nas ruas, e onde uma ovelha branca expulsa com um coice uma ovelha negra. A imagem é interessante porque, para além de sugerir claramente ódio racial, implica também a assunção de que para ser racista é preciso ter a postura intelectual própria duma ovelha, ou seja, alinhar com tudo o que o pastor diz mesmo que se corra menos do que ele. Não acredito muito em lã virgem vinda daquele país.
O que mais me intriga, no entanto, na notícia do JN de hoje, não é este lado ovino da questão, mas sim o facto de se chamar extremista a alguém que se opõe a uma manifestação dum partido destes. Acabei de descobrir que também sou extremista então, porque nunca aceitaria de braços cruzados que gajos destes se manifestassem nas ruas da minha cidade.
Pode haver muitos motivos para se ser racista ou homofóbico, como a ignorância ou a psicopatia, mas também há um denominador comum entre todos eles: a burrice. A Suíça tem um índice de burros muito acima da média...

12 comentários:

Flávio disse...

Os burros também têm direito a exprimirem-se.
Repara nos políticos portugueses: Mário Lino, José Sócrates, Manuel Pinho, etc.
Claro que há mais "exemplares", mas é mais fácil falar do governo dada a exposição pública...

Sara M disse...

a expressao da ovelhinha negra mete mesmo pena :(**

(nao me apetece tecer um comentario mais serio, o meu dia ate correu bem)

Unknown disse...

E eu também sou extremista!

Ivar C disse...

flávio, lol, mas não estamos a falar dos mesmos burros... estes de que eu falo não têm direito a nada, pelo menos para mim.

sara m, ainda bem que o dia te correu bem. o que me mete pena é a miséria intelectual que grassa na cabeça destes anormais... :)

joana, fixe. podemos formar um grupo radical de qualquer coisa... :)

Elisa disse...

ahhh então é na Suiça que esses animais tão-simpáticos-em-vias-de-extinção-e-tudo se escondem!

João Feijó disse...

Como os tipos têm tanto medo da diversidade, será que para não perderem a pureza dos genes eles defendem relações encestuosas? Tenho pena de não perceber alemão para verificar. “Diz que” (a expressão “diz que” permite-nos não só opiniar sobre qualquer assunto sobre o qual não percebemos nada, como ainda lançar uma suspeita sobre alguém sem que pareça que somos nós que a estamos a lançar) o líder do movimento é autor do blog “não compreendo as minhas primas”. Isso explica muita coisa: se ele não compreende as próprias primas dele, como é que ele haveria de compreender as primas dos imigrantes? LOL

Kokas disse...

Não é esse o contexto em que o JN se refere à questão do extremismo. E sim, aqueles manifestantes faziam parte do partido radical de esquerda. Ou, calma, quando é à esquerda, mesmo que radicais, não se pode chamar extemistas? Ou extremistas e radicais são há na direita?

Ivar C disse...

elisa, é... dentro dum queijo... :)

jf, lol, está boa. é por isso que são malucos...

kokas, ser de esquerda é ser extremista? chamo extremista a estes gajos da UDC porque querem adoptar medidas políticas extremas, como expulsar pessoas dum país só por causa da sua cor.
Não há nada na notícia que indique que os de esquerda tomariam uma atitude do género. O que há são clichés baratos sobre os que defendem princípios marxistas, por exemplo. O Marx era extremista? Em quê?

Hélder disse...

Não sou extremista, mas por mim era enviá-los a todos para Sibéria conviver com os ursos.
Ouvi dizer que por lá os ursos são todos branquinhos...

Ivar C disse...

htsousa, eu, como gosto de ursos, preferia metê-los num contentor metálico qualquer, regá-lo com gasolina, e acender um fósforo... :)

Fatyly disse...

Tal como tu não gosto da conotação extremista mas elo que relatas, então sou sim senhora.
A humanidade não aprende com os erros do passado e há radicais que defendem "horrores e genocídios" mas deviam fazer um estágio onde lhes praticasem tais actos para ver se passavam no exame e é caso para dizer "lobos vestidos de ovelhas". Há por todo o lado do planeta.

Apetece-me dizer uma asneira mas não digo

Ivar C disse...

fatyly, nem mais... aqui podes dizer asneiras... ninguém leva a mal. :)