3.27.2007

montanhas

O divórcio é, em alguns aspectos, uma universidade. Já tive conversas com amigos meus que nunca teria tido se não me tivesse divorciado, mas a principal vantagem do divórcio é, depois de a tempestade inicial amainar, conseguir olhar para a vida conjugal que se teve como se se fosse um estranho a ela. Um casamento é uma montanha, e para a vermos na totalidade é necessário afastarmo-nos muito. A única maneira é através do divórcio.
Não estou a dizer que os casamentos são todos maus (o meu não foi) e que os divórcios são todos bons. Estou a dizer que, independentemente de como a vida nos tenha corrido, o divórcio pode e deve ser visto como uma oportunidade e não como um problema. Para tal é fundamental que os divorciados continuem a ter um mínimo de respeito um pelo outro, e é verdade que isso às vezes não acontece. Mas vale a pena tentar.

8 comentários:

Maria Arvore disse...

We've got to get in to get out. ;)
Ou quando olhamos para o casamento como objecto de estudo já não nos dói. ;)

Fausta Paixão disse...

uma universidade, diz ele...
ah pois!!! até na falta de dinheiros para a gestão. e nas propinas!!!

Tangerina disse...

Cê fala bonito :)

Tangerina disse...

Eh lá! Não sabia que isto ia passar pela censura! Olhe, faça-me um favor, não publique os meus comentários, ok?

Anónimo disse...

Concordo contigo, mas só consegues perceber o lado "bom" do divórcio, um bom bocado depois da tempestade amainar. Apesar de o divórcio ser uma situação dolorosa, é sem dúvida uma segunda oportunidade que damos às nossas vidas... Para sermos felizes :)

Ivar C disse...

maria árvore, eu não olho para o casamento apenas como objecto de estudo, mas sim, we've got to get in to get out! :)

fausta, sim, isso é verdadinha também... phónix! :)

tangerina, ok.

borboleta, a sério que consigo perceber o lado mau do divórcio. Já passei por ele. Às vezes prefiro é nem falar nele... ;)

Contabilista Emocional disse...

Eu tentei. E consegui. Descreveste muito bem todo o processo.

Ivar C disse...

contabilista, então... boa sorte. espero que nos corra bem aos dois... a vida, digo.