12.22.2008

ela pode parecer limpa mas...



Ela pode parecer limpa mas... Este cartaz americano da segunda guerra mundial alertava os homens para o perigo das relações sexuais ocasionais e com prostitutas. Na mensagem do cartaz está implícita a ideia de que o perigo das doenças está exclusivamente nas mulheres e nunca nos homens, já que o aviso é apenas para o género masculino. A questão era precisamente essa: os homens eram necessários para carne para canhão.
A frase you can't beat the Axis if you get VD (não podes atingir o eixo se apanhares vd) não disfarça. O Eixo é a aliança fascista entre Hitler e Mussolini da guerra e as VD são, obviamente, doenças venéreas (agora usa-se mais o termo dst, doenças sexualmente transmissíveis), neste caso a sífilis e a gonorreia, já que os vírus HIV ainda não eram conhecidos.
O preservativo, tal como o conhecemos hoje, tinha sido inventado uns anos antes (em 1939), e ainda não era popular o suficiente para ser apresentado como uma boa forma de protecção. Assim, era melhor que os homens morressem na guerra do que doentes...

8 comentários:

Unknown disse...

Nesta tenho que concordar que o cartaz está bastante lógica já que nessa altura a prostituição era muito comum e claro que quando se fala de prostituição fala-se numa maioria feminina... Optaram por publicitar uma maioria e acho que aqui é como se diz "pra bom entendedor, meia palavra basta"!

Ivar C disse...

cheila pacheco, a prostituição é mais comum hoje do que nos anos quarenta. Aliás, isto é apenas senso comum e posso estar errado, mas acho que a massificação da secção de anúncios relax nos jornais, é recente. acho mesmo que a lógica aqui é a necessidade de homens para a guerra, mas tens razão, a maior parte da prostituição foi e é feminina, independentemente de ser mais ou menos comum. :)

Anónimo disse...

Parece-me que se os homens tivessem oportunidade de "escolher", não escolhiam morrer na guerra... :)

Ivar C disse...

fá, por mim acho que estás mais do que certa. :)

Anónimo disse...

Segundo uma "palestra" a que assisti no outro dia, agora sao IST (Infecçoes sexualmente transmissiveis)..

yes..o problem está nas mulheres e nos gays :)

bjs

Ivar C disse...

samantha, lol. :)

Bruno Fehr disse...

Na verdade o cartaz não está incorrecto. É verdade que essas doenças eram propagadas por mulheres até porque os homens portadores da doença ficavam impossibilitados de a propagar.

Quanto ao HIV também já foi provado que a mulher é de facto mais resistente, podendo ser portadora do vírus e propagá-lo uma vida inteira sem ele a afecte.

De facto, nos anos 40, ir a prostitutas era como jogar roleta russa.

Hoje as IST não são exclusivamente femininas, mas continua a ser um facto, que os grupos de risco continuam a ser os gay, prostitutas e toxicodependentes.

O cartaz está correcto, pois a imagem pretende mostrar uma prostituta e não generalizar a mulher.

Ivar C disse...

Crest©, obrigado. :)