11.21.2007

crónicas da cidade que sopra | o natal é um presente envenenado

Amanhã, por ser quinta-feira, é publicada mais uma crónica da cidade que sopra no Diário de Aveiro.

O Natal é um presente envenenado. Se Cristo estivesse para nascer agora não o seria certamente num estábulo, mas sim numa ambulância qualquer a caminho dum hospital situado a centenas de quilómetros de distância, porque entretanto o poder político tinha fechado todas as maternidades da região. Os reis só apareceriam para dar prendas ao recém-nascido se o plafond do cartão Visa, quase sempre no limite, ainda desse para abastecer o carro de gasolina. As prendas não passariam de alguns objectos inúteis feitos por crianças escravas na China. A própria estrela que os guiou seria substituída por um gps comprado a crédito.

13 comentários:

Paulo disse...

Envenenado?! O Natal é um presente que muitos não sabem, não podem, não querem apreciar.

Fatyly disse...

Li com muita atenção esta tua crónica.

Consegues mostrar o rosto da fome, do consumismo absurdo, da solidão, do egocentrismo, da desilusão, do desemprego e do baixar os braços sentido e vivido nos 365 dias do ano.
O Natal não tem culpa nenhuma, mas para quem não é solidário, para quem não tem tempo para ver a família, para quem não saúda o vizinho, para quem fecha os olhos à realidade durante o ano, pelo menos, que o seja e faça nesta quadra.
Termino com palavras tuas:

"O Natal é um presente envenenado, (...) mas nós só o abrimos se quisermos"
...daí marcarmos a diferença pela positiva, porque natal é todos os dias e valha-me a Stª.Esperança:)

Já nasceram imensos Jesus Cristos e se olhares bem eles andam por aí, misturados nos ricos e pobres.

Não sejas tão negativista e acredita num futuro melhor.

Ivar C disse...

paulo, essa é uma análise simplista, mas está bem.

fatyly, tens razão... mas quando escrevo para outros e quero passar determinada mensagem, faço-o o melhor possível dentro dos meus limites... :)

Anónimo disse...

Gostei e concordo... Não me parece que seja negativista, de todo! Acho bastante realista! Só acho que hoje em dia se confunde muito o que é o Natal... Se fizermos um "brainstorming" com algumas crianças sobre o que é o Natal, elas vão dizer imediatamente: prendas!
Acho que este vem no seguimento do post anterior...
E que se saiba que para mim o Natal não é nada disto, mesmo!!! Não é o consumismo, não são os presentes...
Eu acho que o Natal é realmente um bom momento para pensarmos nos outros, principalmente para quem não o faz já durante todo o ano! E é claro que não podemos generalizar, nem me pareceu aqui que tenhas feito um ataque pessoal ao Natal...! Pessoalmente, ADORO o Natal, é a época do ano que mais gosto...

Ivar C disse...

lol, bia, um ataque pessoal ao natal não fiz, não... mas tb acho que ele n se importava... mas tens razão, se fizermos um "brainstorming" com algumas crianças sobre o que é o Natal, elas vão dizer imediatamente: prendas! :)

Alexandra disse...

Adicionei-te no meu blog com o nome "Divorciado..." :) Espero que nao te importes, so quero dar a oportunidade aos meus amigos de lerem o que escreves... Estou a adorar, vou voltar... Parabéns pelo sentido crítico, pelas análises claras, pela sinceridade, pelo humor!

Ivar C disse...

xana, obrigado pelas palavras simpáticas. vou retribuir com gosto. ;)

Anónimo disse...

Eh Pá !! Geralmente não aprecio muito os teus textos do DA, por serem demasiado densos e bastante deprimentes (esta é uma análise simplista, é certo, mas não tenho tempo para mais ..). Arrisco-me a dizer que talvez reflictam um pouco o teu estado de alma, talvez .... o que, não tem mal nenhum.

... Mas este gostei imenso, principalmente da parte final:
"O Natal é um presente envenenado (...) mas nós so o abrimos se quisermos."

Excelente. Parabéns !!!

Abraço, João Catatau

Ivar C disse...

joão lemos, até agora escrevi setenta e duas crónicas no DA. Algumas não foram deprimentes mas sim, tens razão, a maior parte podem ser vistas como tal, embora eu não veja. abraço e obrigado. :)

Anónimo disse...

somos nós que lhe deitamos o veneno. Lembro-me tão bem do meu Natal de há alguns anos atrás e acho que não tem nada a ver com o que se comemora agora, infelizmente.
Mas também acho que não +e só o Natal, toda a vida mudou a uma velocidade estonteante, de tal forma que às vezes não me apetece adaptar.
Ih! agora sou eu que estou pessimista. Mais um belo texto, parabéns!
Carla

Ivar C disse...

Carla, admito que às vezes também me sinto... sei lá, demasiado lento para isto. :)

Fatyly disse...

Ah bagaçito, bagaçito "o melhor possível dentro dos teus limites"? Tu já há muito que devias ter resmas de livros editados porque para mim és um magnífico escritor e ficcionas ainda melhor.

Qual Saramago qual quê...Prémio Nobel da Literatura - Sr. Ivar Corceiro, clap, clap:))))))))))

Ivar C disse...

fatyly, obrigado. A sério... só espero é o Saramago não leia este blogue... :)