9.28.2011

pensamentos catatónicos (259)

o índice waf

Hoje percebi que a maior partes das mulheres, ou pelo menos as mulheres com quem falei hoje à hora do almoço, não sabem o que é o índice waf. Eu, que insisto em fazer deste blogue também um serviço público, venho aqui explicá-lo. Primeiro porque é um termo usado entre algumas conversas de homens, segundo porque ainda ontem me lembrei dele.
Waf quer dizer Women Acceptance Factor (Factor de Aceitação nas Mulheres) e aplica-se geralmente a uma compra que um homem que fazer e ao medo correspondente que tem de chegar com essa coisa a casa. Ontem, por exemplo, tirei o dia para mim e para a cidade do Porto, onde depois de andar cerca de duas horas a pé sem direcção nenhuma fui dar a uma loja de perder a respiração. Foi nessa loja, que se chama Oportonidades, que me apaixonei por um projector antigo de Super 8 da Noris. Perguntei o preço e comprei-o, mas o meu primeiro pensamento foi que tinha um elevado índice de risco Waf. E tinha mesmo...
Tenho alguns amigos com a mesma mania coleccionista que eu tenho, ou com outras parecidas (alta fidelidade, jogos de vídeo, fotografia química, etc, etc), e todas elas envolvem um índice Waf mais ou menos elevado. Entre nós, tentamos descobrir qual será o risco de chegar a casa, por exemplo, com um amplificador Audiolab 8000c, uma consola 16 bits Megadrive ou, lá está, um projector Super 8 com mais de quarenta anos. A questão passa por saber responder à pergunta: "Para que é que queres esse lixo?". Eu, na verdade, ainda não sei. Costumo dizer que tudo o que eu quero tem um índice Waf muito elevado. Vai-me salvando a paixão...

[prolongamento no bagagem]

28 comentários:

Piston disse...

E de nada vale fazer uma comparação com excesso de sapatos ou malas. Só piora a situação.

*** disse...

eh pá, pensei que fosse um bolo. Mas digo-te que também tenho tenho bué disso (além dos que me passam pela goela e ficam uma eternidade nas minhas ancas...lol).

Sofia disse...

Hmm. As mulheres também comprar imensa junk: maquilhagem, roupa que só usam uma estação, tralhada de decoração que só servem para se encherem de pó. Enquanto mantiveres a utilidade do objecto, nada podem fazer contra ti.
Contra mim falo.

Nokas disse...

Mas também existe o factor maf :)

Confuskos disse...

"Índice waf"!!

Agradeço imenso pelo serviço público que acabaste de fazer!! Pelo que percebo, este índice aplica-se à nossa mãe na adolescência e ás nossas companheiras numa fase posterior!! ;)

Abraço

Ivar C disse...

piston, ui! cuidado com isso. ainda morres. :)

lm, lol. :)

sofia, também?! eu não considero lixo, a minha colecção. :)

nokas, comigo não: :)

confuskos, é esse mesmo. fosca-se! :)

caracois dourados disse...

Ei, as coisas antigas não são lixo, são peças de colecção, são recordações, são história!
E há muitas mulheres que tem o mesmo pensamento que eu... vocês generalizam tanto...

Salsa disse...

A vantagem de se morar sozinho. O índice waf deixa de ter importância e passas a utilizar o índice de satisfação pessoal que na minha opinião é o que faz as pessoas perderem a cabeça com alguns objectos pessoais mas que fazem muito bem ao ego. A vantagem de se morar sozinho. O índice waf deixa de ter importância e passas a utilizar o índice de satisfação pessoal que na minha opinião é o que faz as pessoas perderem a cabeça com alguns objectos pessoais mas que fazem muito bem ao ego.

Estudante disse...

Nunca tinha ouvido essa expressão x) obrigada por me elucidares!

Ivar C disse...

caracóis dourados, não sei quantas mulheres suportariam viver com a minha colecção de coisas antigas que tenho na sala, mas assim de repente, e das que conheci intimamente até hoje, nenhuma. :)

salsa, exacto... é por isso que acho óptimo viver a dois em part-time. :)

mosKa disse...

Tenho o mesmo problema. Livros, porcelanas . . . " tralha, mais tralha. Não és tu que limpas! Para que queres isso ? uff "Já agora qual a rua em que fica essa loja?

Brisa disse...

Cada qual com os seus gostos. Gaja gosta de sapatos, carteiras e roupas; gajo gosta de gadjets. Se não louvarmos a democracia, que raio de prazer retiramos de uma relação?? Dou gracinhas a Deus todos os dias por o meu homem não achar piada em andar às compras (e lá vou eu, feliz e livre, passar as horas que me apetecer a lamber montras!) e também não me fazer andar atrás dele quando lhe baixa a vontade de ir ver gadgets nas Wortens e afins (coisa que eu deteeesto fazer!). Amigos, amigos, gostos à parte.

Ivar C disse...

brisa, boa! concordo com isso. se bem que eu nem sou muito de gadgets... sou mesmo mais de antiguidades. :)

Dexter disse...

Vou amanhã mesmo comprar o Fifa 12, na data de lançamento. Confesso que a primeira coisa que pensei foi no índice WAF, tanto mais que ela amanhã queria ir jantar fora e eu não sei se resisto a experimentar o jogo logo que chegar a casa.

Também ando a pensar em comprar um portátil novo (quando tenho que poupar para o casamento), mas o índice WAF nesse caso está claramente contra mim.

Ser homem não é fácil.

Ivar C disse...

dexter, a pirataria é um dos pilares do Amor. No caso da Ps3 é difícil, porque se pode perder algumas competências de rede da consola, mas no PC ou na PS2 dá perfeitamente... :)

Carmo disse...

Indice WAF?!?!?!?! Que coisa e desculpa tão patética, mas cada um não deve comprar o que lhe apetece? O que é que o outro tem a ver com isso? Deve ser angustiante. Eu não conseguiria não ser livre nas minhas aquisições ainda que sei lá superfulas.

:)

Ivar C disse...

carmo, pois... angustiante é, de facto. mas quando se divide espaço e orçamento acaba por ser inevitável pensar nisso. :)

Carmo disse...

Tens razão, mas o amor é mesmo isso, saber respeitar, saber partilhar.

:)

Ivar C disse...

carmos, o Amor também é isso, sim. Mas também é falível. :)

Carmo disse...

O Amor não é falivel, as pessoas são faliveis, sorry.

Ivar C disse...

carmo, pois... na boa. o Amor é entre pessoas, vai dar ao mesmo. Pelo menos para mim, que não acredito em Deus e antipatizo com a noção cristã e misericordiosa do Amor. :)

Carmo disse...

O que eu quis dizer é que há muito boa gente a falar de Amor, sem sequer saber o que isso é... mas ok cada um no seu estágio de evolução.

:)

Ivar C disse...

carmos, aí concordo contigo e vou mais além. toda a gente fala de Amor, mesmo que não é de Amor que fala. :)

Fatyly disse...

Desconhecia, mas a meu ver há que aceitar esses gostos, desde que o mesmo não prejudique o orçamento familiar.

Mas já agora, para que serve "um projector Super 8 com mais de quarenta anos"? Calma é projectar algo e se o é...agora terás de obter o complemento, ou não?

Eu tenho uma colecção de miniaturas do pai natal, mas nenhum foi comprado por mim porque quem me conhece vá onde for, lembram-se e trazem-me e isso é imensamente gratificante.

Cada um com a sua "pancadite aguda"!

Ivar C disse...

fatyly, um projector super 8 com mais de quarenta anos serve para a minha colecção. agora vou comprar um mais recente para passar filmes super 8 em bares de Aveiro. :)

Ivar C disse...

moska, fica perto do bar pherrugem. :)

Quim disse...

Mas porque razão um homem tem de se preocupar com "waf's" ou o que quer que seja? Se, graças a Deus, tivemos dinheiro,nosso, para comprar algo de que gostámos, que mal tem chegar a casa com ele, e que saisfaações temos de dar a quem quer que seja?...

Ivar C disse...

quim, um homem não tem que se preocupar, de facto, mas preocupa-se na mesma e por alguma coisa é. eu acho que tem a ver com dividir espaço, tempo e até orçamento. :)