9.07.2011

esta preta foi de boa para melhor

A nova publicidade da cerveja moçambicana Laurentina Preta está a causar celeuma naquele país africano. Uma garrafa em forma de mulher, com o símbolo da cerveja na genitália, é apresentada ao lado da frase: "esta preta foi de boa para melhor".
É verdade que o consumo de álcool está culturalmente ligado a uma certa masculinidade, e recordo-me de há poucos anos a cerveja Tagus, em Portugal, ter feito uma publicidade quase tão estúpida quanto esta, em que se afirmava como uma cerveja para heterossexuais. Chamava-se Orgulho Hetero.
A estupidez da Tagus não foi apenas partir do princípio que só os heterossexuais é que bebem cerveja. Foi também não perceber que ser heterossexual não significa ser estúpido. A estupidez da Laurentina não é apenas partir do princípio que só os homens é que bebem cerveja. É não perceber que ser homem não significa ser estúpido.

18 comentários:

Fatyly disse...

Realmente não lembra o diabo, que palermice! Subscrevo!

Jibóia Cega disse...

Se eu fosse a ligar a tudo quanto é publicidade estúpida à cerveja, morria à sede :)

Estudante disse...

Há publicidades que deixam muito a desejar... mas, por outro lado, às vezes são verdadeiras obras de arte :) vê esta: http://www.youtube.com/watch?v=YPvM_FkPOxA

Ivar C disse...

fatyly, :)

jibóia cega, há sempre a super bock. a publicidade é melhor que a cerveja. :)

estudante, muito boa, sim. nunca tinha visto. :)

pois disse...

Bem meu caro, mais uma dessas e deixo de passar por cá. A SuperBock é a melhor cerveja do mundo, até se mastiga... alguém que se auto intitula de bagaço e amarelo (espero sem corantes) não apreciar a firmeza de uma SB. Amigo, amigo isso já é crise de 40 a piscar o olho aos 50

Ivar C disse...

pois, gosto mais de sagres. A Super Bock é feita com açúcar, e eu não consumo açúcar. principalmente na cerveja. :)

Anónimo disse...

gosto da imagem da garrafa e do slogan, é provante e curioso! eu que não c onsumo cerveja, porque não gosto, acho apelativo ao consumo!
com certeza vai marcar a diferença.

*** disse...

Cerveja preta foi durante muito tempo a minha bebida de eleição. Adorava chegar a um balcão de vestidinho, salto alto,e num ar muito pin-up sexy pedir a dita para depois encostar os cotovelos no bar e com uma voz máscula comentar em voz alta: "Diz que faz crescer as mamas".
(Ora peguem lá preconceito..lolol)

pois disse...

A SB é feita com magia

Sara disse...

gostava q me mostrassem uma campanha de cerveja q não seja sexista

Ivar C disse...

anónimo, eu só acho foleiro... mas isso sou eu. :)

lm, epá! farto-me de beber cerveja preta. espero que não faça crescer nada. :)

pois, olha que não, olha que não. é mal fermentada e, se fores ler os ingredientes, vais ver que leva açúcar. é decepcionante... :)

sara, as da super bock, acho eu. :)

Libertinna disse...

sou mulher raramente bebo cerveja e do pouco que percebo de comunicação penso que não precisamos de intelectualidade para promover uma bebida tão popular, é cerveja não é moet & chandôt, que eu saiba há martini man mas ninguém impede um homem de gostar de beber martini mesmo que a pub seja virada para o sexo feminino. O slogan da laurentina é dirigido ao publico masculino e hetero, talvez porque estatisticamente sejam o público alvo mas, isso não impede que mulheres e homossexuais a consumam. Acho eu do alto da minha ignorância

Ivar C disse...

libertina, não sei onde é que raio a Laurentina foi buscar a estatística da orientação sexual dos seus clientes. Sei que mesmo com estatística não precisa de aparvalhar no que faz. Eu, por acaso, sou hetero, e só acho este anúncio estúpido. :)

Anónimo disse...

não é foleiro, é giro!

Sérgio disse...

Por acaso não acho nada.
Acho a campanha bestial.
A sua interpretação é que o slogam só se aplica aos homens.
Eu posso achar que a campanha quer cativar a mulher para o consumo, porque assim também pode ir de boa para melhor.

Ivar C disse...

anónimo, foleiro. :)

sérgio, lol. :)

x disse...

a laurentina é preta. é boa. mesmo boa. mas mesmo mesmo boa. e a publicidade até pode ser entendida por outras vias. mas a laurentina é preta e é boa. mesmo boa. é assim mais ou menos como a de carne e osso da foto. e em mz quem bebe mais laurentinas pretas devem ser mulheres. e se queres que te diga a verdade, as que eu conheço e bebem laurentina não devem ter ficado muito incomodadas com a publicidade. o raio da cerveja é mesmo preta e é mesmo boa. ponto. :)

Ivar C disse...

x, acredito que a cerveja seja boa, sim. eu gosto de cerveja preta. bebo muita... principalmente Cristal. :)