12.03.2012

pensamentos catatónicos (288)

Christmas truce ou Weihnachtsfrieden

Li nos jornais que um adepto do Braga morreu atropelado quando fugia de alguns adeptos do Porto.
O problema do ódio é ser estúpido. Não fazia mal nenhum odiarmos uma ideia, uma cor, um quadro ou um estado do tempo. Odiávamos isso e pronto, estava odiado. Só que por qualquer motivo imperceptível, o ódio é sempre pessoal e egoísta. Odeia-se uma pessoa, um grupo de pessoas ou, uma vez por outra, até um cão ou um gato.
Se odiássemos o vermelho, por exemplo, bastava-nos pintá-lo de outra cor, estivesse ele numa parede da nossa casa, numa camisola ou num gadget qualquer. Como odiamos sempre um ser vivo, ou rangemos os dentes quando passamos por ele, ou então tornamo-nos violentos. É por isso que há quem bata em animais, é por isso que há adeptos de equipas de futebol a morrer durante fugas de outros adeptos. Nunca há uma verdadeira razão para odiar, há apenas uma emoção inócua de sentido, porque o ódio é estúpido.
Mais estúpido é dizer que o Amor é o contrário do ódio. O ódio, para ser o contrário do Amor, tinha que ter inteligência. Nunca tem. O contrário do Amor é o vazio, o vácuo emocional. Somos capazes nos perguntarmos porque é que Amamos tanto alguém, mas nunca nos perguntamos porque é que odiamos. O ódio é uma certeza sem conteúdo.
Em 1914, durante a primeira Guerra Mundial, soldados britânicos e alemães fizeram uma semana de tréguas durante o Natal e saíram das suas trincheiras para trocar saudações e até presentes. Esse momento ficou conhecido Christmas truce ou Weihnachtsfrieden. Depois recomeçaram os tiros.
Talvez alguns adeptos de futebol devessem ler e perceber esse período da História. É que o ódio é uma trincheira, seja ela no terreno ou em nós mesmos.
Só quem é capaz de Amar é que percebe isto, porque o Amor é uma inteligência

11 comentários:

Renato Alberto disse...

Agora lembraste-me deste vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=dVkJtGHGB5c

Eli disse...

Não. O ódio conteúdo, só que ele provém dessas razões egoístas, motivos estúpidos e é absolutamente desnecessário!

Ivar C disse...

y2000k, ainda bem que ODEIO coca-cola, lol. :)

eli, o conteúdo é inerente, sim. eu é que posso desprezá-lo. :)

Renato Alberto disse...

Eheh Mais uma pessoa para a colecção das que não gostam de coca coia lol Não são muitas

Ivar C disse...

y2000k, desde 1995 que não toco nisso. :)

Anónimo disse...

Sou adepto de um do FCP, e senti-me mal com esta noticia.
Porra. :-( mil X

EJSantos

Ivar C disse...

ejsantos, também já fui adepto de futebol. aliás, já gostei imenso de ver futebol. com o tempo afastei-me completamente. Já não considero o futebol actual um desporto... :)

Anónimo disse...

Bem, actualmente sou fanático por Karaté. Tenho o 2.dan, e treino todos os dias, nem que seja meia hora. Aliás, no facebook, aonde estou na lista dos teus amigos como Eduardo Santos, podes ver como fotografia de perfil um simbolo. É o simbolo da minha federação de Karaté.
Ah, e não andamos à porrada com as pessoas na rua.
EJSAntos

Ivar C disse...

ejsantos, bem... nunca pensei que todos os adeptos de futebol fossem atrasados mentais, nem penso. O que penso é que há muitos, principalmente nas claques dos grandes clubes, que o são, e que só pensam em violência. De resto, o pessoal que conheço que anda no karaté até costuma ser pacífico, e ainda bem, porque não dá jeito nenhum levar pancada dum 2º Dan... :)

Kelly disse...

Adorei.

Ivar C disse...

kelly, obrigado. :)