7.14.2008

maniqueísmo

O maniqueísmo é um princípio dualista que vê o mundo sempre dividido entre o Bem e o Mal. A palavra vem do nome do filósofo persa Mani (séc III) e influenciou a primeira religião monoteísta do mundo, o Zoroastrismo (religião criada por Zaratustra no séc VII AC) que, por sua vez, veio a influenciar todas as religiões ocidentais (judeus, cristãos e islâmicos).
Muito mais tarde, em 1885, Nietzsche iniciou a obra "Assim falou Zaratustra" que anuncia o surgimento do Super Homem após a fase de transição do macaco na nossa espécie. De qualquer maneira, estes macacos não são os mesmos de Darwin, ou seja, os nossos antepassados reais. Estes macacos são precisamente os das 'nossas' religiões, principalmente a cristã.
"Assim falou Zaratustra" é um livro tão importante na Alemanha que, mais tarde, o próprio Hilter se anuncia no seu "A Minha Luta" como o Super Homem. Já ouvi dizer que o livro era distribuído pelos soldados alemães na Segunda Guerra Mundial, para os moralizar, mas não acredito lá muito. Acho que em vez dum livro chato como a potassa eles prefeririam mil vezes umas revistas com mulheres nuas e umas cervejas frescas. Qualquer gajo normal sabe isso.
Bem... esta seca é toda para dizer que eu acho que a sociedade ocidental (talvez até a nossa espécie) é demasiado maniqueísta. Raramente optamos pelo meio termo e achamos que as coisas têm que ser boas ou más, e acho que isso nos prejudica a todos, basicamente porque assim, quando uma coisa não é boa passa imediatamente a ser má. Pensei isso hoje, numa discussão que tive com uma amiga de quem gosto bastante, quando percebi que nem eu nem ela estávamos a defender nada, a não ser a vontade que o outro desistisse e desse razão. Parei e disse-lhe que não ia discutir mais... mesmo que ela quisesse continuar. Se calhar, numa relação entre duas pessoas, devíamos todos tentar ser menos Zaratustras, menos Manis, menos Nietzsches e menos Hitlers. A única coisa que me preocupa é que ela, de facto, quis continuar.

10 comentários:

terramater disse...

Embora pense que é normal cada um defender "a sua dama", acho também que seria interessante fazermos de vez em quando o exercício de repararmos bem porque é que continuamos a fazê-lo. Não poucas vezes é como dizes... um puxar de carroça vazia. :)

Ivar C disse...

terramater, tens razão, sim... mas aí acho que não chego com muitas certezas. :)

- disse...

A maior marca que o maniqueísmo deixou foi mesmo a ideia que o físico é mau e o espírito é bom, nas suas essências. Daí a preconização da punição pela busca do prazer no cristianismo. Completo disparate que felizmente não me afecta mínimamente.

Quanto ao meu Nietzsche... muitos o associam à Extrema Direita por Hitler gostar tanto da obra dele, no entanto, Hitler tinha predilecção pelas artes, teve o perdido quadro de Vermeer na sua colecção, por exemplo e ninguém associa Vermeer à Extrema Direita ou ao Nazismo apesar da sua obra ser sobejamente narcisista assim como algumas das obras de Nietzsche.

Existe esse mito do livro e até creio que talvez uns folhetins... Mas o que é facto que realmente fazia parte da mochila dos militares alemães da 2ªGM foi a Boneca Insuflável, inventada e melhorada por cientistas alemães (com o psiquiatra Rudolf Chargeheimer) para evitar que os seus militares tivessem relações sexuais com raças não arianas.

Sobre a nossa sociedade em si penso que ainda se verifica aquilo que dizes e que falta a muitos entenderem que nada é totalmente mau nem totalmente bom. Temos bons resulados após más experiências, por exemplo... Temos a capacidade de sermos bons e maus ao mesmo tempo, somos seres dualistas.

Sobre o facto de ela ter querido continuar, talvez ela não tenha sentido e encarado a situação da mesma forma que tu e para ela não fazia sentido parar naquela fase...

dsc o testamento*

Paula disse...

já aprendi alguma coisa hoje e gostei imenso e concordo contigo. porque havemos de andar sempre a fazer braço de ferro a tanta coisa?
às vezes valia a pena só deixar ir...e aproveitar mais qualquer coisa ou mais alguém.

Ivar C disse...

arco íris negro, admito que nesta obra de Nietzsche (nunca li mais nenhuma) só vi marxismo, principalmente pelo facto de ele ser contra o nivelamento por baixo da sociedade, mas como isso também pode ser ligado ao darwinismo social, percebo a ligação que os nazis fizeram.
já falei dessa boneca neste blogue. bjs. :)

paula, nem mais. :)

STP disse...

Mais uma vez gostei do post e concordo completamente. Mas as pessoas normalmente sentem-se mais seguras quando as coisas estão bem definidas, cada uma no seu lado da barricada.

Aproveito para dizer que odeio Nietzche.

Um abraço :)

- disse...

lê o anticristo pelo menos ;)

Ivar C disse...

stp. é sempre bom conhecer alguém que assume que odeia Nietzche. O meu problema é que não deixo de me sentir um bocado niilista de vez em quando. :)

arco íris, não li mas sei do que se trata. já li sobre... :)

- disse...

ahah readers digest sucks...

Ivar C disse...

arco íris negro, lol... foi na antiga Crónica Feminina... :)