5.05.2014

respostas a perguntas inexistentes (276)

Só os homens é que sabem Amar.

O meu vizinho do lado era um tipo forte, de poucas palavras e muita acção. Trabalhava na distribuição de fruta e acordava todos os dias por volta das cinco da manhã. Eu simpatizava com ele, apesar de nunca termos tido um contacto muito próximo. Cumprimentava-me sempre, mesmo quando estava visivelmente mal disposto.
No apartamento à frente também só vivia uma pessoa. Era uma mulher igualmente de poucas palavras, mas que preferia virar a cara a dizer "bom dia" quando nos cruzávamos na escada do prédio.
Um dia descobri que eram marido e mulher, mas que tinham decidido viver tão perto e tão longe um do outro quanto possível. Por isso é que eram vizinhos, apesar de partilharem a cama regularmente. Foi ele que mo disse, numa noite em que ambos nos deixámos estar para além da hora no café da frente.

- As mulheres não sabem Amar. Só sabem ser Amadas! - concluiu ao pousar o último copo de vinho.

Já não vivo naquele edifício e nunca mais vi aquela gente. Mesmo assim nunca mais a esqueci, principalmente por causa desta frase, que terá sido a última que ele me disse para além do "bom dia" ou "boa tarde" habituais.
Se hoje passasse por ele, explicar-lhe-ia que na altura era apenas um jovem adulto e não percebi onde ele queria chegar, mas a vida ensinou-me muita coisa e hoje percebo. O tempo dá-nos destas certezas. Só os homens é que sabem Amar.

9 comentários:

Fatyly disse...

Não concordo de todo...porque a generalização é o pior caminho que o ser humano pode trilhar e que a mim me faz uma tremenda confusão!

redonda disse...

Com só os homens é que sabem amar?!!!
Há pessoas que podem ser homens ou mulheres que sabem amar e pronto!

Bagaço Amarelo disse...

fatyly, pois é, mas como me apeteceu escrever isto assim... :)

redonda, a sério que eu sei isso. :)

Eli disse...

:(

Bagaço Amarelo disse...

eli, :)

Brandie disse...

Que os homens quando amam se atiram muito mais de cabeça do que nós sem dúvida. Vocês nem pensam, querem, vão atrás. A maioria das mulheres pensa mais.

Bagaço Amarelo disse...

brandie, é por aí, sim... :)

Olga disse...

Dessa espécie que sabe amar nunca conheci nenhum. Só os que sabem magoar, odiar, humilhar. Fico mais descansada em saber que não são todos iguais.

Bagaço Amarelo disse...

olga, :)