5.05.2014

respostas a perguntas inexistentes (276)

Só os homens é que sabem Amar.

O meu vizinho do lado era um tipo forte, de poucas palavras e muita acção. Trabalhava na distribuição de fruta e acordava todos os dias por volta das cinco da manhã. Eu simpatizava com ele, apesar de nunca termos tido um contacto muito próximo. Cumprimentava-me sempre, mesmo quando estava visivelmente mal disposto.
No apartamento à frente também só vivia uma pessoa. Era uma mulher igualmente de poucas palavras, mas que preferia virar a cara a dizer "bom dia" quando nos cruzávamos na escada do prédio.
Um dia descobri que eram marido e mulher, mas que tinham decidido viver tão perto e tão longe um do outro quanto possível. Por isso é que eram vizinhos, apesar de partilharem a cama regularmente. Foi ele que mo disse, numa noite em que ambos nos deixámos estar para além da hora no café da frente.

- As mulheres não sabem Amar. Só sabem ser Amadas! - concluiu ao pousar o último copo de vinho.

Já não vivo naquele edifício e nunca mais vi aquela gente. Mesmo assim nunca mais a esqueci, principalmente por causa desta frase, que terá sido a última que ele me disse para além do "bom dia" ou "boa tarde" habituais.
Se hoje passasse por ele, explicar-lhe-ia que na altura era apenas um jovem adulto e não percebi onde ele queria chegar, mas a vida ensinou-me muita coisa e hoje percebo. O tempo dá-nos destas certezas. Só os homens é que sabem Amar.

9 comentários:

Fatyly disse...

Não concordo de todo...porque a generalização é o pior caminho que o ser humano pode trilhar e que a mim me faz uma tremenda confusão!

redonda disse...

Com só os homens é que sabem amar?!!!
Há pessoas que podem ser homens ou mulheres que sabem amar e pronto!

Ivar C disse...

fatyly, pois é, mas como me apeteceu escrever isto assim... :)

redonda, a sério que eu sei isso. :)

Eli disse...

:(

Ivar C disse...

eli, :)

Brandie disse...

Que os homens quando amam se atiram muito mais de cabeça do que nós sem dúvida. Vocês nem pensam, querem, vão atrás. A maioria das mulheres pensa mais.

Ivar C disse...

brandie, é por aí, sim... :)

Olga disse...

Dessa espécie que sabe amar nunca conheci nenhum. Só os que sabem magoar, odiar, humilhar. Fico mais descansada em saber que não são todos iguais.

Ivar C disse...

olga, :)