12.06.2007

tem que engordar

Letizia, a princesa das Astúrias, tem que ganhar uns quilitos. Dizem que sofre do mal das princesas, ou seja, de anorexia. Nunca percebi muito bem o ideal de beleza que está por trás desta doença, nem como é que uma pessoa adulta com 45 quilos se pode achar gorda quando se vê ao espelho. Uma coisa sei, é uma doença tendencialmente feminina, talvez porque elas sintam muito mais a pressão de terem que ser elegantes do que eles. Não sei... mas é mau.

16 comentários:

Fatyly disse...

É mau e muito preocupante!

Anónimo disse...

Olá Bagaço! Se eu estivesse para me casar com um princípe, ou ele abandonava a Casa Real ou eu é que não me casava com ele. Penso que deve ser muito difícil viver permanentemente a ser avaliada pela roupa que se veste, pelo look que se tem, enfim, as revistas do coração devem estar sempre em cima da Letizia. Ou se é muito forte, ou naturalmente qualquer coisa deve começar a falhar psicologicamente. Ainda bem que o meu sapo nunca se transformou em princípe!!! Sempre me posso passear com uns quilitos a mais :) bjs

hinata disse...

O impacto que os Transtornos Alimentares exercem sobre as mulheres é maior no entanto, a incidência nos homens tem vindo a aumentar assustadoramente. Tens o caso da Vigorexia, por exemplo, tem sido predominante nos homens.O querer ser forte (músculos).

As pessoas que com esta patologia (anorexia) têm uma distorção corporal por isso acham-se sempre gordas, mesmo que só tenham "pele e osso", o desespero de agradar e ser perfeita é muito grande.

Hélder disse...

Acompanhei uma situação de anorexia nervosa que depois passou a bulimia e, acredita, é mesmo muito mau! Ainda hoje não sei o que a causa, porque as opiniões divergem. Apenas sei que a cura é morosa e difícil para todos os envolvidos.

L u i s P e s t a n a disse...

"talvez porque elas sintam muito mais a pressão de terem que ser elegantes do que eles"

Mas há duvidas?

Ivar C disse...

fatyly,yep...poisé.

justawomen,eu comesta princesa até casava.se fosse,digamos...com comunhão de bens:)

htsousa, acredito perfeitamente em ti...só que não deixa de ser estranho e, como diz a fatyly, preocupante. pelo menos para quem tem filhas.:)

pestana, pode haver... pode haver...nunca ouviste falar nos metrossexuais? :)

Ivar C disse...

sophya, obrigado... admito que não fazia ideia que existia essa questão nos homens... :)

Unknown disse...

Eu acompanhei de muito perto um caso de anorexia e é muito complicado de se lidar com a situação, pois envolve todos os familiares e amigos mais chegados, visto que os doentes estão sempre a por em causa o que vão comer e a implicar com o que os outros comem. Pois, o que eles comem é sempre demasiado e os outros comem sempre muito pouco. Nós nunca chegamos a perceber a sua origem, mas a equipa de psicologos soube a causa. O pior da anorexia é que os doentes ficam com traumas relativamente à comida, aparência física, etc, para o resto das suas vidas.

Ivar C disse...

joana, sim... digamoa é que a aparênia física duma pessoa com 45 quilos não é a melhor...

Anónimo disse...

assustador principalmente para quem tem filhas na adolencência e que convivem diariamente com padrões de moda uns números abaixo do que é saudável.
Além disso a elegância não se mede aos kilos, pode estar num olhar, num gesto, no esboço de um sorriso!
Carla

Ivar C disse...

exacto carla, e até pode estar num corpo cheinho... lol :)

Anónimo disse...

Nem toda a gente que é magra é anorética. o meu peso é de 47 quilos, e já fui ao medico por causa disso, e esta tudo optimo, o meu peso é normal...ainda bem que assim é.para muitos o meu peso faz confusao. tem a ver com a estatura de cada um. ha quem tenha tendencia a engordar, ha quem tenha em emagrecer.
acima de tudo ha que ser saudavel!
beijinho
Ana

Anónimo disse...

kto à anorexia nao comento nada sobre o assunto que nao tenha já sido dito. Só quem assitiu já em primeira mão (como infelizmente foi o meu caso, não kmgo mas com alguem bem proximo) é que pode saber o que custa e o desgaste psicológico que isso trás quer para o paciente quer para os familiares. É que parecendo que não, quando curas quaisquer outras doenças que não as psicológicas (e mesmo assim nem todas) estás a lutar contra um bicho, neste caso estás a lutar contra a mente de alguem e esse alguem a lutar consigo própria, mesmo que não o sinta. Só por isso consigo compreender o facto de se continuarem a achar gordas quando todos os demais vêm ossos... é complicado, mto complicado, para além de não passar nunca, pois o "bicho" fica lá sempre e o risco de recaídas é mto grande. E, finalizando, não estamos a falar apenas em adolescentes, pré adolescentes ou mesmo saidas da puberdade, isto é coisa que dá em toda e qualquer idade, sem descriminação de raças ou credos. Felizmente afecta pouco os homens :P

Bagaço... metrossexuais? esses não sao aqueles a quem falta um metro para virarem? lol

Ivar C disse...

Ana, se és saudável, ainda bem. Sim, tens razão, há pessoas que são naturalmente magras e pessoas que não naturalmente cheinhas :)

sungod, li o que escreveste com atenção. felizmente nunca testemunhei nada semelhante. :)
os metrossexuais são aqueles que vestem Nuno gama, acho eu. :)

Anónimo disse...

Eu acho q nao devias falar daquilo q nao sabes..
há muitos homens q também sofrem desse tipo de doenças!

Ivar C disse...

anónimo, eu não disse que não havia... :)