12.01.2007

memória de baleia 5


Jane Birkin | Aveiro | teatro Aveirense | 30 Novembro 2007

Jane Birkin vai fazer 62 anos este mês de Dezembro e esteve ontem em Aveiro, no teatro Aveirense. Veste-se como uma menina de doze anos, tem ainda a mesma encantadora voz frágil de "je t'aime moi non plus" e um sorriso do tamanho do mundo, num cocktail que se transforma num charme que nunca mais acaba. Em palco fala mais do Serge Gainsbourg do que dela, como se o amor nunca morresse. E talvez nunca morra...
A fotografia não é a melhor, mas os parolos do teatro Aveirense não deixam fotografar. Mal tirei a primeira, ainda ao Tcheka, veio logo uma gaja chatear-me a cabeça. Depois tive que tirar esta às escondidas.
A propósito, num concerto minimalista, apenas com mais dois músicos em palco, Tcheka aqueceu muito bem uma noite fria. O último cd dele é excelente, mas ao vivo ainda é melhor.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está uma coisa que eu também teria gostado muito de ver. Serge Gainsbourg é um dos meus cantores de culto. Jane Birkin cantou "La decadanse", "La Javannaise" e "Élisa"?

Sandra C.

Maria Moura disse...

Também lá estive.

Será o Teatro Aveirense que não deixa ou os músicos?

Numa conversa casual que ouvi antes, dizia alguém da antena 1 que ela não ia deixar gravar o espectáculo.

Foi muito agradável, sim, mas a mim não me convenceu. Tem um sorriso cativante, uma presença muito simpática mas uma voz demasiado frágil, se bem que agora mais segura que noutros tempos, mas falta-lhe calor e paixão.
Ou então fui eu que não a senti.

Quanto ao Cabo-Verdiano não conhecia. Gostei. Mas também não admira. Os sons de África dizem-me muito mais.

Ivar C disse...

sandra c, creio que sim... o concerto foi enorme, mas nã a conheço o suficiente para te garantir. :)

maria moura, também gosto mais da música do tcheka, e acho que o concerto dele foi muito curto e o dela muito longo. devia ter sido mais equilibrado. hoje não arranjei bilhetes... :(

Miguel disse...

Descobri Tcheka aqui em Paris no Grand Rex, no concerto da Cesária Evora. No dia a seguir, fui comprar o cd deles. Uma maravilha.

Anónimo disse...

Olá Bagaço! Vi-te no TA na sexta-feira e fiquei desiludida. Pensei que ficarias de conversa com a senhora do café, a combinar o jantar. Que pena. Não vamos ter desenvolvimento desse episódio? Fez-me lembrar aquela música do Palma onde eles (os personagens da música) se encontravam numa velha leitaria.
Quanto ao concerto, achei fraquinho. Ao Tcheka a meu ver falta dinheiro para produzir um concerto. O baixista a meu ver era muito fraquinho, valeu pelo baterista e por algumas passagens do Tcheka. Quanto à Jane Birkin, gostei dos músicos, ela como cantora não me disse nada...

covinhas disse...

eu também gostei do concerto do Tcheka...e também achei que foi curtinho.
E também gostei muito da Jane Birkin, muito mesmo. não conhecia e gostei..adorei ouvi-la cantar em frances (mais do que em ingles). e acho que ela é completamente vidrada no Serge Gainsbourg...cada música, cada referência a ele...

Ivar C disse...

miguel, estamos de acordo em tudo...ee até foge um cadinho ao que costuma vir de Cabo Verde... :)

justawoman, lol... optei pelo aveirense e não me arrependi. :)

covinhas, sim... isso é o que mais impressiona nela. ele já morreu há uns quinze anos... :)