4.24.2012

por uma vida melhor

Há muitos tipos de ditadura. Tantos, que às vezes se veste com o nosso dia-a-dia e é fácil perder a noção de que se vive sob uma. Todas as ditaduras têm duas coisas em comum. Primeira: o poder executivo confunde-se com o poder legislativo, isto é, quem faz as leis é também quem executa. Segunda: as ditaduras surgem sempre em nome dum valor qualquer que se supõe ser mais importante que todos os outros. É por isso que na política, no Amor, assim como em tudo na vida, é fácil cair em tentação ditadura.
Por exemplo, até ao dia 25 de Abril de 1974 vivemos, em Portugal, na ditadura dum pequeno-fascista. Uma ditadura da direita social, portanto. Matou-se, prendeu-se e torturou-se, tudo em nome de valores tão falaciosos como Deus, Pátria e uma família sem pensadores e sem vontades. Nem Deus, se existisse, nem nenhuma pátria ou família, dependeriam uma vez que fosse dum regime que pode, quer e manda.
Actualmente vivemos uma Ditadura diferente. A dos Mercados e do capitalismo selvagem. Uma ditadura da Direita Económica, portanto. Leva-se pessoas à fome, à miséria e ao desespero, tudo em nome duma suposta Democracia. As pessoas votam e pensam que controlam tudo. Só que não controlam nada. Zero. O voto está sempre viciado à partida, principalmente através duma Educação que não o é, e também do contexto mediático.
As ditaduras de Estado, neste aspecto, são muito parecidas com as ditaduras no Amor. Aquelas em que, por exemplo, nasce a violência doméstica. Agride-se e tortura-se uma pessoa durante anos a fio, tudo em nome do Amor. Uma mulher pensa que é Amada, mas de facto não o é. Zero. O Amor está viciado à partida por uma relação de posse, de propriedade da pessoa como se ela fosse uma coisa. E sim, eu sei que também pode acontecer com um homem.
O Amor não existe em nenhuma ditadura. Nem o Amor, nem mais nada. Todos os dias luto, com as limitações que tenho, para que se faça um 25 de Abril nesta nova ditadura em que vivemos, ou melhor, em que sofremos.  São os recibos verdes, é a falta de acessibilidade à saúde, à educação, à mobilidade e aos recursos naturais. É a fome e o desemprego propositado. Olho para este país e só vejo ditadura e o consentimento de quem é agredido todos os dias.
Pode haver quem não perceba isso, mas o 25 de Abril que eu quero ver neste país é o mesmo 25 de Abril que eu vejo no meu Amor. É justo, sem violência e sem propriedade privada. É igual em ambos os sentidos. É Amor. Por uma vida melhor.

20 comentários:

Anónimo disse...

Concordo. Era tão bom um novo 25 de Abril. Afinal já nos tiraram quase tudo o que os nossos pais conquistaram.

Ivar C disse...

maria, obrigado. :)

Anónimo disse...

25 de Abril sempre.
EJSantos

Ivar C disse...

ejsantos, e em todo o lado. :)

Branca de Neve disse...

concordo! falas-te muito bem.

Estadista de Algibeira disse...

É bem verdade... Quando pensávamos que tínhamos deitado abaixo uma ditadura surgiram outras... Ainda são necessárias revoluções...

AnaLu disse...

na mouche! :)

tiago leal disse...

Aprovado! Um abraço :D

Stiletto disse...

Uma ditadura é sempre sinónimo de opressão. Seja ela de direita, de esquerda ou "dentro de portas". Infelizmente a história está repleta destes exemplos...o mais forte a oprimir o mais fraco. Normalmente, fazem-no em nome dos 2ºs. Só mais tarde é que estes se apercebem que a miséria é a mesma. Só mudou o detentor do poder.

Anónimo disse...

Concordo! Muito bem escrito. É por isso que hoje comprei cravos vermelhos, porque acredito no fim da(s) ditadura(s) em que vivemos. 25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!
Beijinhos
Matilde

Ivar C disse...

branca de neve, obrigado. :)

estadista de algibeira, pois são... e temos que as fazer. :)

analu, obrigado. :)

tiago leal, um abraço. :)

stiletto, concordo perfeitamente. não defendo nenhuma das ditaduras que surgiram em nome da esquerda. :)

Matilde, também comprei. beijinhos. :)

tudosobrejustbeenpaid disse...

Muito bem dito!

Cumprimentos.

http://tudosobrejustbeenpaid.blogspot.pt/

tudosobrejustbeenpaid disse...

Muito bem dito!

Cumprimentos.

http://tudosobrejustbeenpaid.blogspot.pt/

Susana disse...

Percebo... e como concordo!!!!

H. Santos disse...

Terá então de haver um 25 de Abril todos dias, Porque essa revolução que pretende faz, dia-após-dia, nos nossos mais pequenos gestos.

Texto Brutal, não falhas ;)

Ivar C disse...

tudosobrejustbeenpaid, obrigado. :)

susana, obrigado. :)

H. Santos, terá sim, e far-se-á. :)

xarmus disse...

Muito bom... gostei.

Vejam este blog...
http://assokapa.blogspot.pt/

Abraço

Fatyly disse...

Subscrevo inteiramente e deixo aqui uma palavra a Miguel Portas, que não abdicando dos seus ideais era um homem inteligente, capaz de fazer pontes, de dialogar sem ferir, de impor sem ser ditador..."por um vida melhor".

Também eu quero o mesmo 25 de Abril que referes (...) por uma vida melhor...e já peca por tardio!

Sofia disse...

Não é por acaso que se diz que a democracia é a maior das ditaduras. Ela não tem em conta as minorias ;)

Ivar C disse...

xarmus, obrigado. :)

fatyly, obrigado. :)

sofia, só que isto não é uma democracia. democracia não é só votar... :)