11.26.2009

vergonha

Sara Tavares, de 24 anos, foi assassinada à facada pelo marido este ano em Portimão por se ter recusado a passar o dia na casa da sogra. A Sara é apenas uma da lista que o Público publicou com as vítimas de violência doméstica mortais deste ano no nosso país.
Esta lista tem uma vantagem: não se limita a ser quantitativa e dá um rosto às vítimas. É que as vítimas têm sempre um rosto, têm uma vida toda até ao dia em que morrem antecipadamente.
Acho que é óbvio que as mulheres estão cada vez mais sensibilizadas para reagir à violência doméstica quando são vítimas. Ainda bem. O que falta é sentirem protecção do sistema quando o fazem. Quando há uma vítima mortal de violência doméstica temos que pensar que o Estado falhou, ou seja, nós todos falhámos e devíamos ter vergonha disso. Eu tenho... e muitas vezes tenho vergonha deste país.

20 comentários:

Anónimo disse...

É preciso lembrar que a violência doméstica não "escolhe" raça, credo ou classe social. Ela está presente em inúmeros lares, na maioria das vezes manifestando-se silenciosamente, desde pelas formas mais sutis até pelas mortais.

Uma palavra muito feia, um tapa na cara, uma bala disparada. São realidades que devem ser definitivamente extirpadas.

Ivar C disse...

gigi, exacto. :)

Malena disse...

Disseste tudo! Não há protecção para estas mulheres, tantas vezes achincalhadas e ignoradas quando tentam queixar-se... :-(

Ivar C disse...

malena, sim. é preciso insistir... para que a vergonha social passe sempre para o lado do agressor. :)

Stiletto disse...

É uma vergonha mas infelizmente não é só no nosso país.
As pessoas estão cada vez mais agressivas e cada vez há menos respeito pelo próximo, a todos os níveis. É lamentável :-(

Ivar C disse...

stiletto, a violência doméstica é antiguinha... mas é tão estranha e tão estúpida... :)

Olga disse...

Deviam publicar também a lista de homens vitímas de agressão. Apesar de não ser tão divulgada com a violência contra mulheres também existe.

Bichana disse...

Sempre existiu e sempre existirá... infelizmente.

Ivar C disse...

bichana, eu acho que não tem que existir sempre. :)

olga, verdade. não deve ser esquecido que há homens que também são vítimas. embora as mulheres formem uma clara maioria nessa matéria. :)

Elisa disse...

Somos dois a ter vergonha deste país. Por esta razão de que falas e por muitas outras, talvez não tão violentas, mas embaraçantes, ainda assim.

Elisa disse...

Somos dois a ter vergonha deste país. Por esta razão de que falas e por muitas outras, talvez não tão violentas, mas embaraçantes, ainda assim.

Ivar C disse...

elisa, concordo :)

Ivar C disse...

anónimo, eu tenho vergonha deste país pela violência doméstica, sim. e se já foi ainda pior, o que acredito, não fico feliz por ainda acontecer... :)

jú, tens razão... o crime público da violência doméstica raramente vê a justiça ser eficaz. :)

Anónimo disse...

Olá..
acabei agora de ler o teu post..lembrei me da Carla...a Carla tinha 26 anos..acabado de mestrar se em biologia,ganhou uma bolsa para a alemanha para o douturamento e foi esfaqueada e degolada pelo ex namorado,tudo já premeditado...morreu dia 26.11.09,eu trabalhei com ela e estive com ela nessa noite...rapariga 5* e boa aluna..
A minha mae sofreu violência domstica durante 20 anos...eu ja sofri violência psicológica com um namorado e não chegou á fisica, porque fui a tempo e quantas amigas não tenho que sofrem "porrada" dos namorados em pleno séc.XXI??
Isto revolta me..enoja me...cada vez mais os homens de hoje não tem problema nenhum em levantar a mão á namorada porque esta o faz sentir se inferior ou não o que ele manda...sei que são casos e que não é geral..mas cada vez mais o nr de namorados e maridos assassina a sua companheira..vai preso...dentro de 3 meses esta cá fora outravêz..a cara dela apareceu em todos os jornais..a dele nem vê-la....ninguem pode se defender daquele monstro...

Contudo,gostei do teu post e da tua defesa e indignação em relação a este assunto.obrigada:)

Larose disse...

muitas vezes???????????
Olha eu cá tenho sentido anecessidade de me alienar .......desde as eleiçõas ...acabaram-se as noticias ...informações e porras do género CANSEI!

não sei até quando ...mas é mesmo por tanta vergonha que sinto!

Ivar C disse...

anónima, eu li essa notícia. aliás, acho que todos leram. e tens razão em tudo o que dizes. obrigado. :)

larose, eu percebo... mas acho que não nos podemos cansar. :)

Larose disse...

tá bem ....e um intervalo?????

Ivar C disse...

larose, um intervalo enquanto montes de mulheres sofrem? hum... se puder evitar, evito-o. :)

Larose disse...

eu cá sou radical .......... pontapé nos tomates ....... remédio santo ...até lhe saíam as pevides pelas orelhas.... agora até sou calmita ....mas já fui ao focinho a alguns homens, nunca fui flor que se cheire, apesar de ser Rosa

quando falei de intervalo, é em relação à política ..... deixei de ver telejornais .... cansei ...e estou mesmo em intervalo!

vou sabendo de algumas coisas aqui pelos blogs ..... e no outro dia quando vi o focinho do outro esmurrado deu.me pra gargalhada. Nem sei quem lhe bateu, mas comentei logo que devia ser marido de alguma .....ihihih , mas continuo sem saber ....sou fã dele ...será que se fizermos um peditório ele vem até Portugal?

Ivar C disse...

larose, ok... assim percebo, embora tenha medo que me apareças um dias destes à frente nervosa. lol. :)