11.20.2009

quatro presépios em quatro cantos do mundo...

Presépio Espanhol
O menino Jesus é substituído pelo Cristiano Ronaldo, os três reis por adeptos desdentados do Real Madrid e o burro e a vaca também são adeptos do Real Madrid.
No meio do estádio Santiago Bernabéu (desculpem lá, isto é mesmo nome de estádio?), Cristiano Ronaldo descansa num fardo de palha com todos os adeptos do Real Madrid a olhar para ele com esperança que ele recupere rapidamente de mais uma lesão. Como se sabe, em Espanha há montes de Josés e de Marias, por isso esses vêem a cena pela tve. Lá em cima brilha a estrela polar.

Presépio Jamaicano
No presépio jamaicano são todos (José, Maria, o burro, a vaca e os três reis) substituídos por rastas. Para quem não sabe, um rasta é um gajo com cabelo seboso e comprido que não toma banho desde criança e que tem os olhos fora das órbitas.
Numa praia paradisíaca, em cujo mar dança o reflexo da Lua, sete rastas fumam marijuana desde manhã. Com uma voz lenta um deles conta uma história que não conhece muito bem mas tem a ver com uma estrela que... estás a ver? Guiou... conduziu uns bacanos... uns gajos fixes até uma gruta, ou então era uma manjedoura, bem... não interessa... epá... e... estás a ver? Lá estava uma criança que era muito especial... porque... porque... o pai não precisava de pinar para fazer filhos... a mãe até era virgem... mas era tudo pessoal muito bacano... estás a ver? Lá em cima brilha a estrela polar.

Presépio Japonês
No presépio japonês José é substituído por um Gormitti, os três reis são substituídos por três Transformers e o burro e a vaca são substituídos por dois cães robôs da Sony.
Todos eles, num pequeno apartamento num edifício com cento e vinte e quatro andares, vêem Maria a jogar Super Mário numa Nintendo Wii. Se ela atingir os mil pontos ganha uma vida. Lá em cima brilha a estrela polar.

Presépio Português
No presépio português José não aparece, já que apesar de Maria estar a dar à luz um filho seu, ele não tem direito ao dia por estar a trabalhar a recibos verdes num restaurante de fastfood num shopping dos subúrbios duma cidade qualquer. Os três reis são substituídos por dois bombeiros (o condutor e o auxiliar)
Uma ambulância parada com as portas de trás abertas, de onde se ouvem os gritos desesperados de Maria, ainda tem o motor a trabalhar enquanto um bombeiro improvisa pela terceira vez na sua vida um parto numa estrada nacional. Uma vaca e um burro que pastavam ali perto olham para a cena sem surpresa, acompanhados pelo bombeiro condutor que aproveita para fumar um cigarrinho. Lá em cima brilha a estrela polar.

13 comentários:

RPM disse...

És um herege, é o que és.

morski pas disse...

Eehehehhehehe, divinal!!!Bom fim de semana!

Ivar C disse...

rpm, eu? nada disso. :)

Ivar C disse...

morski pas, bom fim de semana para ti também. :)

Inês disse...

Excelente texto :) Adorei que a Maria ganhasse uma vida a jogar Super Mário :D

Ivar C disse...

inês, a maria tem esse direito, coitadinha. tem sido tão maltratada. :)

camaleoa disse...

Pensei que fosse encontrar o presépio indiano também..
Já que este ano esteve na moda.. :)))

Fica pra próxima.. hehe

Ivar C disse...

camaleoa, o presépio é mais em países de grande influência cristã, tipo a a Jamaica e o Japão. lol. :)

Olga disse...

Presépio Orçamental

Na assembleia temos a Maria(Manuela) e o José(Sócrates) com os reis magos a jogar à paciência no magalhães enquanto o burro e a vaca se batem num braço de ferro por causa do orçamento de estado que é mais difícil de parir do que um menino.

E a estrela apagou-se porque o quadro disparou com o excesso de computadores ligados.

:) Divertido este jogo.

Unknown disse...

um bom trabalho de investigação, mas um pouco incompleto.

Lolablue disse...

bem, pelo menos, a estrela polar está sempre lá... lol
o que eu me ri!

obrigada!

Ana Alvarenga disse...

Presépio Português acima de tudo! Muito bom :-)

Ivar C disse...

olga, lol lol lol...

dilia, incompleto?! foi a primeira vez que fiz um presépio na vida e fiz logo quatro duma vez... :)

lolablue, a estrela polar é chata como a potassa, sim. :)

a tela, lol... patriotismo acima de tudo. :)