11.26.2009

vergonha

Sara Tavares, de 24 anos, foi assassinada à facada pelo marido este ano em Portimão por se ter recusado a passar o dia na casa da sogra. A Sara é apenas uma da lista que o Público publicou com as vítimas de violência doméstica mortais deste ano no nosso país.
Esta lista tem uma vantagem: não se limita a ser quantitativa e dá um rosto às vítimas. É que as vítimas têm sempre um rosto, têm uma vida toda até ao dia em que morrem antecipadamente.
Acho que é óbvio que as mulheres estão cada vez mais sensibilizadas para reagir à violência doméstica quando são vítimas. Ainda bem. O que falta é sentirem protecção do sistema quando o fazem. Quando há uma vítima mortal de violência doméstica temos que pensar que o Estado falhou, ou seja, nós todos falhámos e devíamos ter vergonha disso. Eu tenho... e muitas vezes tenho vergonha deste país.

20 comentários:

GiGi disse...

É preciso lembrar que a violência doméstica não "escolhe" raça, credo ou classe social. Ela está presente em inúmeros lares, na maioria das vezes manifestando-se silenciosamente, desde pelas formas mais sutis até pelas mortais.

Uma palavra muito feia, um tapa na cara, uma bala disparada. São realidades que devem ser definitivamente extirpadas.

bagaco amarelo disse...

gigi, exacto. :)

Malena disse...

Disseste tudo! Não há protecção para estas mulheres, tantas vezes achincalhadas e ignoradas quando tentam queixar-se... :-(

bagaco amarelo disse...

malena, sim. é preciso insistir... para que a vergonha social passe sempre para o lado do agressor. :)

Stiletto disse...

É uma vergonha mas infelizmente não é só no nosso país.
As pessoas estão cada vez mais agressivas e cada vez há menos respeito pelo próximo, a todos os níveis. É lamentável :-(

bagaco amarelo disse...

stiletto, a violência doméstica é antiguinha... mas é tão estranha e tão estúpida... :)

Olga disse...

Deviam publicar também a lista de homens vitímas de agressão. Apesar de não ser tão divulgada com a violência contra mulheres também existe.

Bichana disse...

Sempre existiu e sempre existirá... infelizmente.

bagaco amarelo disse...

bichana, eu acho que não tem que existir sempre. :)

olga, verdade. não deve ser esquecido que há homens que também são vítimas. embora as mulheres formem uma clara maioria nessa matéria. :)

Elisa disse...

Somos dois a ter vergonha deste país. Por esta razão de que falas e por muitas outras, talvez não tão violentas, mas embaraçantes, ainda assim.

Elisa disse...

Somos dois a ter vergonha deste país. Por esta razão de que falas e por muitas outras, talvez não tão violentas, mas embaraçantes, ainda assim.

bagaco amarelo disse...

elisa, concordo :)

bagaco amarelo disse...

anónimo, eu tenho vergonha deste país pela violência doméstica, sim. e se já foi ainda pior, o que acredito, não fico feliz por ainda acontecer... :)

jú, tens razão... o crime público da violência doméstica raramente vê a justiça ser eficaz. :)

Anónimo disse...

Olá..
acabei agora de ler o teu post..lembrei me da Carla...a Carla tinha 26 anos..acabado de mestrar se em biologia,ganhou uma bolsa para a alemanha para o douturamento e foi esfaqueada e degolada pelo ex namorado,tudo já premeditado...morreu dia 26.11.09,eu trabalhei com ela e estive com ela nessa noite...rapariga 5* e boa aluna..
A minha mae sofreu violência domstica durante 20 anos...eu ja sofri violência psicológica com um namorado e não chegou á fisica, porque fui a tempo e quantas amigas não tenho que sofrem "porrada" dos namorados em pleno séc.XXI??
Isto revolta me..enoja me...cada vez mais os homens de hoje não tem problema nenhum em levantar a mão á namorada porque esta o faz sentir se inferior ou não o que ele manda...sei que são casos e que não é geral..mas cada vez mais o nr de namorados e maridos assassina a sua companheira..vai preso...dentro de 3 meses esta cá fora outravêz..a cara dela apareceu em todos os jornais..a dele nem vê-la....ninguem pode se defender daquele monstro...

Contudo,gostei do teu post e da tua defesa e indignação em relação a este assunto.obrigada:)

Larose disse...

muitas vezes???????????
Olha eu cá tenho sentido anecessidade de me alienar .......desde as eleiçõas ...acabaram-se as noticias ...informações e porras do género CANSEI!

não sei até quando ...mas é mesmo por tanta vergonha que sinto!

bagaco amarelo disse...

anónima, eu li essa notícia. aliás, acho que todos leram. e tens razão em tudo o que dizes. obrigado. :)

larose, eu percebo... mas acho que não nos podemos cansar. :)

Larose disse...

tá bem ....e um intervalo?????

bagaco amarelo disse...

larose, um intervalo enquanto montes de mulheres sofrem? hum... se puder evitar, evito-o. :)

Larose disse...

eu cá sou radical .......... pontapé nos tomates ....... remédio santo ...até lhe saíam as pevides pelas orelhas.... agora até sou calmita ....mas já fui ao focinho a alguns homens, nunca fui flor que se cheire, apesar de ser Rosa

quando falei de intervalo, é em relação à política ..... deixei de ver telejornais .... cansei ...e estou mesmo em intervalo!

vou sabendo de algumas coisas aqui pelos blogs ..... e no outro dia quando vi o focinho do outro esmurrado deu.me pra gargalhada. Nem sei quem lhe bateu, mas comentei logo que devia ser marido de alguma .....ihihih , mas continuo sem saber ....sou fã dele ...será que se fizermos um peditório ele vem até Portugal?

bagaco amarelo disse...

larose, ok... assim percebo, embora tenha medo que me apareças um dias destes à frente nervosa. lol. :)