coisas que fascinam (91)
Serpa, Novembro 2009
Optei por ir a Serpa neste fim de semana sem pagar portagens porque fiz as contas e cheguei à conclusão que as mesmas iam duplicar o custo da viagem.
Devo dizer que sou um apaixonado pelo Alentejo profundo e penso muitas vezes que se deixasse de viver em Aveiro era para lá que queria ir. Há qualquer coisa nos alentejanos que me fascina e que tem a ver com honestidade. Talvez não haja a simpatia generalizada que existe no norte mas também não existe hipocrisia nem beatice. Com as devidas excepções à regra acho que o Alentejo é a zona mais honesta de Portugal.
No regresso, enquanto percorria aquelas longas rectas de alcatrão que ligam Beja a Évora, Évora a Arraiolos e Arraiolos a Ponte de Sôr, pensei que é assim que quero que a minha vida emocional seja: com rectas longas e sem muitas curvas e contracurvas. Talvez também pelas estradas eu goste tanto do Alentejo... e não só.
27 comentários:
Nem penses nisso homem...Alentejo é lindiiiiiiissimo...pra passear, visitar, comer bem, e arrumar uns copos de BOM tinto.
Foi isso mesmo que eu fiz, e acredita numa coisa, só se vieres carregadinho de dinheiro e sem precisares de trabalhar, para poderes ficar a anhar num montezinho todo bonito, com piscina, ir dar uma volta a espanha, passear e descobrir o resto do Alentejo...caso contário...deixa-te estar onde estás...nem sabes a sorte que tens:(:((:(:
Falando em comer bem, se quiseres experimentar a cozinha dos ganhões em Estremoz...é este fim de semana...
Comida, buida com farturinha!!! weeeeeee..Eu vou:P
Eu tenho costela alentejana pela parte da minha avó paterna. Vai daí...adoro o Alentejo.
Beijos.
morski pas, este fim de semana vou para Londres... :)
paula raposo, eu nem costela tenho... mas queria ter. :)
quem não gostaria?
Costumas ir a Trás-os-Montes? É lindo... palavra de transmontana!! Pena é que estes/esses montes lindos de encanto estejam esquecidos e pareçam não fazer parte do país... :(
Temos é mais curvas e contracurvas do que rectas!! ;)
memyselfandi, :)
blue eyes, conheço bem Vila Flor, Mirandela, Bragança e Carrazeda de Ansiães... :)
Carrazeda de Ansiães???!!! Não acredito!! Sou de lá... aliás nasci em Bragança, mas vivi desde os 4 até aos 18 em Carrazeda... por isso sou de Carrazeda, é onde vive a minha mãe e os meus sogros.
É pá já me deixaste de lágrima no canto do olho...
É a planície que cativa. Por isso me mudei para cá.
E essas estradas feitas ou no pico do verão (que está tudo cor de laranja) ou aí em março/abril que fica tudo verdinho e a florir... pffff é lindo, lindo. Um pôr-do-sol numa planície alentejana em pleno verão é das coisas mais inesquecíveis do mundo!
COm que então em Serpa e nem um cafézinho em Beja?! Parece-me mal! Visitaste a VOL?
Eu adoro aquela imensidão do Alentejo.
Mas o que seria Portugal se além daquelas rectas imensas não tivesse também umas curvas e contra-curvas?
Provavelmente não seria o mesmo país e decerto seria bem mais monótono! :)
Vem para o Brasil!! :-D
Aliás, por que o pessoal faz tanta piada dos alentejanos? Que eles têm de mais?
Também adoro o alentejo, mas não sei muito bem explicar o porquê.
É o cheiro, são as cores...sei lá!
Deves ter passado pela minha terra :D
Acho que as pessoas são mais ou menos a mesma coisa em termos de hipocrisia, talvez a cair para o menos mas pelo que nos rodeia, pela atmosfera que este ambiente natural cria, as histórias ainda muito marcada, mesmo que seja cidade é campo mesmo o ali em frente!
As curvas apimentam a coisa...
kika, bem... há quem diga que longas rectas também. :)
ac, se passares uns dias no norte profundo, acho que vais perceber que há, de facto, algumas diferenças em termos culturais... aliás, isso reflecte-se politicamente, mas concordo que somos todos feitos da mesma... matéria. :)
sandra, então estamos de acordo... a sério. :)
gigi, as piadas sobre alentejanos devem-se essencialmente, acho eu, ao facto de o alentejo ter um clima muito mais difícil... e no Verão, como atinge temperaturas muito altas, no Alentejo vive-se mais... calmamente. :)
salseira, tens razão... mas também as há... :)
josé pedro, levei lá a minha filha, à piscina de Carrazeda, muitas vezes... e claro, comprei lá muitas maçãs... :)
moichéri, nem pude ir a Beja... mas como vou ter que ir a Serpa mais umas quantas vezes até ao verão... ainda vou conhecer. :)
O josepedro 'aí' de cima é a Blue Eyes...andei a 'postar' umas coisas no blog do meu filho e comentei com o perfil dele!! :)
Hás-de contar-me melhor essa história!!! ;)
blue eyes, lol... durante anos e anos fui regularmente a uma aldeia perto de Vila Flor que se chama Samões, onde produzem o vinho "Alto da Caroça" que por acaso é o melhor vinho que já bebi... :)
Hum...às vezes calha é dar com um beco sem saída que dá cabo do emocional da vida.
Entendi. Neste caso, creio eu, pode-se fazer uma alusão aos baianos brasileiros, de quem são feitas bastantes piadas também! :-))
O mundo é pequeno é tudo o que tenho a dizer-te...
(um aparte) o meu marido tem Samões como apelido e toda a gente acha 'estranhíssimo'... tipo tem a certeza que não é Simões?! ;)
Pode ser que um dia nos vejamos por essas paragens!
Eu adoro alentejo e alentejanos em geral... se são simpaticos ou não... não é o que mais me fascina, mas sao mto prestaveis. Gosto mto deles... estudei em beja 4 anos e adorei :)
apple, concordo contigo... a sério que sim. :)
blue eyes, na verdade já não vou aí há três anos, ou seja, desde que me divorciei. A minha ex é que tinha aí casa. Este ano ainda tentei ir aí matar saudades mas, como fui para Alvor (Algarve), acabei por não conseguir. para o ano torno a tentar... :)
gigi, é capaz, sim. na verdade eu não acho mal nenhum às piadas em geral, tirando uma ou outra mais de mau gosto. :)
olga, isso é verdade... mas temos sempre que acreditar que o nosso estado emocional é recuperável, até porque de facto é. :)
Sim, concordo que muitas são preconceituosas e estas não são de meu agrado também. Mas, no geral, essas piadinhas provocam algum divertimento :-)
gigi, sim. além de que rirmo-nos de nós mesmos é sempre saudável...sem exageros, claro. :)
No alentejo respira-se harmonia!
As longas distâncias tornam-se perto, ou não fossem os alentejamos conhecidos pelos "é logo ali", o tempo corre tão sossegado sem darmos conta.
Há sentimentos únicos, para mim um deles é sentir-me alentejana.
Vivo em Lisboa há mais de uma ano (que me parece uma eternidade), e só eu sei a falta q o meu Alentejo me faz...
Bagaço, e Milfontes, ãhn? :P
Alentejo é sentimento de norte a sul, mas o litoral é sem dúvida o mais fascinante...
(Sou suspeita para falar nisso)
valéria, conheço bem milfontes... ainda este ano dei lá um saltinho. :)
O Alentejo é simplesmente magnifico, se gostaste de Serpa então desce até Mértola e vais ver o que é encanto depois aproveita e dá uma salto a Castro Verde,meu concelho, e avisa para bebermos umas minis com um bom "traçalho" de presunto e pão caseiro...
100% Alentejano, concordo contigo... e já está apontado. :)
Enviar um comentário