7.31.2012

respostas a perguntas inexistentes (214)

Ontem a Patrícia veio ver-me. Digo assim, que a Patrícia veio ver-me, porque é mesmo esse o sentido da coisa. Eu estava sem vontade de sair e ela veio visitar-me como se eu estivesse internado na minha própria casa. Ela era a visitante, eu o doente. Ouvi-a a estacionar o carro lá fora (distingo o som do motor do carro dela muito facilmente), mas mesmo assim esperei que ela tocasse à campainha para me levantar e abrir a porta.
Tinha-lhe dito ao telefone que não me apetecia estar com ninguém, mas ela insistiu que queria vir. Argumentou que não demoraria muito. Esperei, entre esse telefonema e a chegada dela, talvez uns vinte minutos. Depois vi-a entrar, servir dois copos de vinho duma garrafa que ela própria trouxe, e sentar-se ao meu lado no sofá.
O cd áudio que estava a tocar acabou nesse preciso momento. Ela levantou-se de novo e escolheu uma colectânea de música popular brasileira para encher a casa com alguma alegria. Palavras dela, pelo menos. Perguntou-me várias coisas sobre mim: se eu ando bem, se está tudo bem entre mim e a Raquel, se está tudo bem com a minha filha e se ando a ler algum livro. Respondi que sim a tudo. Por fim saiu de novo, sem se servir de um segundo copo, e disse-me para lhe ligar se precisasse.
A Patrícia é uma amiga rara. É leve. Acho que me Ama sem nunca ter estado apaixonada por mim. Quer-me bem e não quer mais nada. Atura-me nas minhas infinitas mariquices de homem adulto, sempre sem demonstrar cansaço ou impaciência. Não me pede nada em troca da sua atenção. Nem sequer a minha própria atenção.
Ouvi o motor do carro dela arrancar lá em baixo e fui à cozinha molhar os copos de vinho para que os resíduos não secassem. Vi a garrafa dela a meio, pus-lhe uma rolha e guardei-a. E eu, que não queria ver ninguém, fiquei imediatamente com saudades dela.  

17 comentários:

Mam'Zelle Moustache disse...

Gostei da tua amiga Raquel. Quero uma amiga igualzinha!
E do texto, claro, também gostei do texto :)

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

Não há muitos amigos assim....são preciosos...

;)

Anónimo disse...

Tens muita sorte. Amigos assim , ou amigas como a Patrícia são muito raros. :))

Ivar C disse...

Mam'Zelle Moustache, obrigado. a Raquel é a minha namorada, a Patrícia é minha amiga. :)

quase nos "entas", são sim. :)

maria, eu tenho alguns... :)

Fatyly disse...

Esses é que são os verdadeiros amigos e sem interesses escondidos...

Gostei imenso

Olga disse...

Ter uma amiga destas é infinitamente melhor que ganhar o euromilhões e a probabilidade de ter amigos assim é menor que a de ganhar dito. :)

Ivar C disse...

fatyly, pois são... obrigado. :)

olga, com certeza que sim. :)

PR disse...

A Amizade verdadeira é um Amor Incondicional, tal como tu próprio caracterizaste, sem pedir nada em troca e sem cansaço.Oxalá todas as nossas relações pudessem ser assim.
PR

Ivar C disse...

PR, obrigado. é isso mesmo. :)

Anónimo disse...

"Acho que me Ama sem nunca ter estado apaixonada por mim."

Sim. Uma amiga, uma verdadeira amiga. Muito bom.
Há homens com sorte.
EJSantos

Ivar C disse...

ejsantos, ser homem é uma sorte, já por si... :)

Mam'Zelle Moustache disse...

Então e eu não sei bem disso, BA! A sério, foi pura distracção. Desculpa :)

Ivar C disse...

Mam'Zelle Moustache, não é caso para tanto. :)

Lily disse...

É isso a amizade. E é tão bom ter amigos!

Ivar C disse...

lily, é. :)

redonda disse...

Parece mesmo uma grande amiga (ia escrever que também queria uma amiga assim, mas depois lembrei-me que tenho pelo menos uma que é assim :)

Ivar C disse...

redonda, se calhar temos todos pelo menos um. :)