1.28.2012

a suficiência é insuficiente

Tenho vestidas três camisolas desalinhadas na zona do pescoço. A Raquel diz-me, em tom de brincadeira, que podia ter arranjado um namorado que se vestisse melhor. Rio-me. Penso, em tom mais sério, que eu não podia ter arranjado nenhuma outra namorada. Nem mais nenhuma.
O Amor duma mulher é suficiente? Sei que há quem discuta isto consigo mesmo desta maneira. A mim, a palavra "suficiente" nunca me chegou para adjectivar o Amor. Prefiro dizer que há homens para quem o Amor duma mulher é tudo. A palavra "tudo" é mais certeira que a "suficiente" para definir um Amor, pelo menos se for mesmo assim.
Há homens que procuram simultaneamente o Amor de várias mulheres. Esses, por estranho e contraditório que possa parecer, são os homens sós. O Amor duma mulher nunca é suficiente, o que quer dizer que nunca se chega ao tudo. Sofre-se mais, mesmo que pareça que se sofre menos. Estes são os homens mais injustiçados pela herança judaico-cristã da nossa cultura. As mulheres chamam-lhes invariavelmente sacanas porque não percebem que eles são sofredores. Nunca sentem que têm tudo e nada lhes é suficiente.
Fecho os olhos nesta floresta densa em que penso, aquecido pelo frágil frio dum Inverno que teima em não se fazer notar. Sei que já fui um pouco dos dois. Abro-os novamente. Por um momento percebo que tenho tudo e que a suficiência me seria insuficiente.

29 comentários:

Sairaf disse...

Bonito texto, quem me dera que alguém pensa-se como tu, mas o suficiente dele não foi tudo para mim!!
Bom fim-de-semana :)
Abraço

Ivar C disse...

sairaf, obrigado. bom fim de semana para ti. :)

POC disse...

Feliz ou infelizmente, é isto mesmo.
Post elevado a moldura no meu quarto. Talvez não, mas para guardar algures e na minha cabeça E que me ajude...

Fantástico texto bagaco. Parabéns.
Conseguiste por por palavras aquilo que às vezes me custa sequer articular em pensamento.

Abraço,

http://simaoescuta.blogspot.com

Ivar C disse...

poc, obrigado. um abraço. :)

Só Sedas disse...

Muito bom texto e confesso que é reconfortante para uma mulher (pelo menos para mim) saber que há homens que sabem isso mesmo.

Fatyly disse...

Totalmente de acordo e mais um para a colecção:)

MissLilly disse...

Excelente texto :)
Ca em casa a teoria e o: tu es suficiente para mim, mas se pudesses trazer mais uma amiga ca para casa ainda era melhor.

Ivar C disse...

só sedas, os homens sabem todos isto. há uns que não são capazes de o dizer. :)

fatyly, obrigado. :)

liliana costa, lol. :)

Carmo disse...

Que posso eu comentar!!! Pobrezitos, que precisam de ter o Amor de várias mulheres e ainda assim são sofredores. Desculpa Bagaço a isso chama-se imaturidade e falta de caracter.

Bom fim de semana

:)

Ivar C disse...

carmo, nunca me deu para julgar ninguém por uma moralidade qualquer, por isso acho que o carácter não se aplica por um homem ter mais do que uma mulher. Pode-se aplicar, por exemplo, se ele não for honesto com elas, mas isso é outra discussão. beijinho e bom fim de semana. :)

Carmo disse...

Eu sei Bagaço foi um momento impulsivo. Acabei de reler o teu texto e como sempre escrito com alma.

Deixei que o meu recalcamento se sobrepusesse à tua sensibilidade.

És lindo, tu sabes :)

Ivar C disse...

carmo, eu não te estava sequer a criticar. estava a dizer que percebi onde querias chegar. beijinho. :)

tiago leal disse...

Tás lá! Abraço

Ivar C disse...

tiago leal, abraço. :)

Eva disse...

Um homem com várias mulheres ou que tem um curriculum em que parece coleccioná-las, é apenas um homem à procura de algo que o faça sentir nada, algo que seja maior do que ele, e que apague tudo o resto. Há quem não perceba que há coisas que não se procuram, encontram-se, tropeçam-se nelas e de repente somos muito pequeninos. E já alguém decidiu por nós sem sabermos que é desta que vamos amar. É desta que o tudo que nos faz nada, é a medida certa, porque menos do que isso não é nada, porque não é amor, nem suficiente nem insuficiente.

► JOTA ENE ◄ disse...

ººº
Gostei do texto, excelente narrativa !

Ivar C disse...

eva. mas eu não falei de curriculum nem de colecção de mulheres... :)

jota, obrigado. :)

Eva disse...

Pois não, mas é o que acontece quando se sucedem, ou coincidem, vários amores "suficientes", não é? E nem o disse pore ser prerrogativa masculina, acho que o que escreves acontece em ambos os sexos. Não é completo e tenta-se colmatar com quantidade. Nunca deixando, por isso, de se deixar de sentir solidão.

Ivar C disse...

eva, com certeza que sim. eu discordo plenamente é que um homem que passe uma fase em que "salta" de mulher em mulher seja obrigatoriamente um sacaninha. não é... é mais... um tipo perdido. era o que eu queria dizer. :)

Eva disse...

:) e eu queria dizer precisamente o mesmo, queria dizer que muitas vezes, senão todas, andam à procura de alguma coisa que lhes tire a vontade, ou sequer a possibilidade de cogitar seguir para a próxima. A expressão que usei pode ter levado a esse entendimento, mas não os estava a chamar sacaninhas... embora também os haja, mas esses são os que não jogam limpo. O que não é necessariamente a mesma coisa, e que nos caso, não era ao que me estava a referir. Só isso.

Ivar C disse...

eva, então até parece que estamos em sintonia. :)

Eva disse...

É por coisas assim que muita coisa acaba. Às vezes estão a dizer o mesmo, mas ninguém se entende!!! :))

Ivar C disse...

eva, eu acho óptimo que duas pessoas que se gostam possam discordar. acontece-me muito, aliás. :)

Eva disse...

O chato é quando parece que estão a discordar mas nem estão, porque não se entendem... (que era o que me parece que estava, e está, a acontecer nesta conversa)
Mas discordar e conversar e debater é óptimo, e enriquece as duas pessoas. E sim, também me acontece, e ainda bem.

Ivar C disse...

eva, estava a discordar com o que me pareceu ser a tua opinião, sim, mas não ia chatear-me por isso. :)

CurlyGirl disse...

Invejo a tua capacidade de expressão. Escusado será dizer que adorei o texto. =)

Ivar C disse...

curlygirl, obrigado. :)

Maria Nunes disse...

mais um grande texto!
obrigada :-)

Ivar C disse...

maria nunes, obrigado. :)