1.22.2013

o lugar das mulheres é na cozinha


Este anúncio de 1893 a um produto de limpeza chamado Gold Dust (Pó de Ouro) não deixa margem para dúvidas: o lugar das mulheres é em casa, longe de lugares onde se trabalha a sério, ou seja, longe dos lugares onde os homens trabalham. De forma interessante, admite no entanto que o trabalho doméstico ocupa catorze horas, enquanto o trabalho fora ocupa normalmente oito.
O trabalho doméstico é, de facto, duro. Lembro-me de em criança, quase um século depois deste anúncio ter sido publicado, a realidade em Portugal não ser muito diferente. Apesar do Pó de Ouro ter sido substituído por aspiradores...

5 comentários:

Eli disse...

Não foi só quando eras criança. Ainda é assim em muitas casas!

Há situações em que as mulheres passam mais do que as oito horas a trabalhar e depois mais quase outras tantas em casa. Acredita que não estou a exagerar. Também há o contrário, claro, tenho que salvaguardar essas exceções, pois sei bem que existem. No entanto, na maioria dos casos, elas aceitaram isso como sendo "normal", pois sempre lhe foi incutido que isso era o correto. Aliás, lá na minha terra é exatamente isso que se passa. Quando eu falo na divisão de tarefas, elas acham sempre que eu sou "diferente" que não sei como é na realidade e tal e tal. Porém, também devo dizer que é assim em algumas casas pois sempre que eles se chegaram a fazer alguma coisa, elas criticaram-os severamente. Ou seja, isto é uma dualidade e não querendo que isto seja uma crítica, cada um sabe de si, claro, mas se querem tarefas divididas, então que sejam mesmo divididas!

Passa-se muitas vezes é ela dizer como quer que seja feito e ele faz. Ou então, não faz porque não foi decidido pelos dois e não quer ser mandado! Este assunto tem pano para mangas.



Também conheço senhoras a dizer:

"Ah, feito por uma mulher, o serviço doméstico fica muito mlhor. Um homem não sabe limpar."

ou

"Tiveste sorte por teres uma menina para te ajudar em casa."

Hello! Se estiverem a educar oa homens a seguir os exemplos de alguns pais e alguns avôs, continuarão a não saber o que são tarefas domésticas que toda a gente tem que saber fazer!

Quando estudei fora de casa, tinha dois colegas que também tiveram que se mudar e dividir casa. Pois, as mães deles iam lá uma vez por semana limpar a casa, alternadamente. Sim, isto não é coisa apenas do século XIX e ainda bem que não vivi nesse tempo.

P.S. Resolvi transformar este comentário num post!

Anónimo disse...

"Eduardo Santos O homem que diz que o lugar da mulher é na cozinha é aquele que não sabe o que fazer com ela na cama!"
COmentei no facebook.
Um abraço
EJSantos

Ivar C disse...

eli, bom post. obrigado. :)

ejsantos, ena! que frase gira. :)

Fatyly disse...

Subscrevo totalmente o comentário de Eli!

Ivar C disse...

fatyly, :)