6.01.2010

respostas a perguntas inexistentes (90)

em branco

Hoje de manhã acordei com o telefonema duma amiga que me disse que estava em branco. Em branco? Sim, disse ela. Estar em branco, explicou-me depois, é ter a cabeça vazia, é não ter nada para dizer ou escrever. No fundo é não ter vontade de nada, concluiu.
Conversámos um pouco comigo ainda ensonado. Lavei-me, vesti-me e tomei o pequeno-almoço. Só depois, já no carro, é que reflecti a sério sobre o que pode ser estar em branco. É que quando me lavei gostei de sentir na pele o afago da água quente, quando me vesti gostei da carícia no corpo da camisola passada a ferro, quando tomei o pequeno-almoço soube-me bem o sabor do iogurte líquido misturado com uma taça de cereais. Só isso. Talvez estar em branco não seja bem não ter vontade de nada, talvez seja apenas não sentir esse sabor do iogurte líquido nos cereais.
Há bocadinho, numa pausa para tomar café, abri o meu caderninho numa página em branco para ver se escrevia  uma actualização para este blogue. No princípio não me saiu nada e lembrei-me da frase dela: estar em branco. Dei um gole mais lento no café e comecei pelo telefonema dela. Saiu-me este post. Às vezes, mesmo quando estamos em branco, podemos colorir um bocadinho a vida de alguém.

16 comentários:

Fenix disse...

A luz branca é a mistura de todas as cores.
Vemos brancos os objectos que reflectem o branco, ou seja, que reflectem toda a luz que recebem. Talvez os objectos brancos também se sintam assim, como que "vazios".
No entanto, tudo o que os rodeia recebe a luz que eles reflectem...

Talvez estar em branco seja algo parecido... vazio para quem está em branco, mas não-vazio para os outros...

Teorias, muitas teorias...
Decididamente, hoje não estou em branco!
:-)

Ivar C disse...

fenix, é sim... e essas cores todas são reguláveis através das três primárias, azul, verde e vermelho. talvez dê para fazer isso connosco. :)

Unknown disse...

"Às vezes, mesmo quando estamos em branco, podemos colorir um bocadinho a vida de alguém."
É verdade. Mas só "às vezes"... muito poucas vezes... estar em branco não augura nada de bom. É que ao estarmos em branco temos dificuldade em colorir a vida dos outros. E se não o conseguimos fazer, a nossa fica mais como estava... mais em branco...

Ivar C disse...

antónio branco, pode ter um efeito destrutivo, sim... por isso é que não podemos deixar que isso aconteça. :)

Anónimo disse...

Este blog dá cor aos meus inícios de tarde :-))

Ivar C disse...

gigi, ainda bem. é como a tua presença aqui. :)

GiGi disse...

Assim vc me deixa sem jeito! lol

Jacinta disse...

:) é bem verdade... as respostas a perguntas inexistentes conseguem sempre colorir um bocadinho a minha vida... e por isso obrigada!

Unknown disse...

O branco remeteu-me para o vazio...e isso não é uma sensação boa...o telefonema, tenho a certeza que preencheu um bocadinho que seja. Kiss

Anónimo disse...

Engracado, no outro dia passei pela escola secundaria onde eu e o meu primeiro (e actual) namorado estudamos...entrei, sentei me la numa estátua que fica bem no meio do recinto, onde parávamos para namorar :) fiquei ali um bocadinho de olhos fechados a sentir o cheiro daquele lugar...e pensei que ali não havia lugares em branco de nós...
Beijo x
P.S.

Fatyly disse...

Tal e qual e acabaste de colorir a minha! Parabéns!

RJ disse...

Bom, posso então concluir que o estado em que me encontro há já algum tempo é o de estar em branco"...não me apetece nada a não ser mudar tudo...não me apetece nada a não ser esquecer aquele desamor...sinto-me em branco cerca de 200vezes ao dia, mas vou trabalhar, penso, cumpro todas as minhas tarefas e limito-me a sobreviver no estado de "em branco" por deixado de acreditar em tudo o que acreditava, por ter deixado de sonhar! Estou em branco, mas prefiro estar em branco do que em preto...sempre é menos triste, acho eu... :)

Malena disse...

Branco é lindo! :)

Ivar C disse...

tulipa, pois... eu acho que há vazios bons e vazios maus... :)

jacinta, obrigado... e olha que eu estava em branco: :)

gigi, :)

anónima, é porque não havia. ainda bem. :)

fatyly, obrigado. :)

rj, é um estado que te permite partir para outra. quando começas a pintar uma tela ela está em branco, não está? .)

malena, é sim. :)

Paula Raposo disse...

Concordo inteiramente.
Beijos.

Anónimo disse...

E acreditem que há tanta gente que, num momento ou noutro, precisa de um bocadinho mais de cor na sua vida. Se podermos colorir os outros nem que seja apenas com um sorriso, devemos fazê-lo.
:)
D.T.