12.12.2006

às vezes vale a pena entrar no comboio sem bilhete...

Hoje entrei no comboio sem bilhete. Pensava que tinha tirado, como habitualmente, bilhete de ida e volta, e afinal só tinha tirado de ida. Pus a nota na máquina e guardei o troco sem sequer verificar, e guardei o bilhete na carteira sem sequer o ler. É uma operação de rotina a que já não dou importância.
Ultimamente tenho visto algumas cenas desagradáveis com passageiros que entram sem bilhete no comboio, dando até a impressão que há ordens da CP para não facilitar a vida aos infractores. Por isso é que fiquei um bocado atrapalhado quando a fiscal me disse que o bilhete não era válido. Já vai haver discussão, pensei eu, e logo com uma mulher tão bonita. Expliquei-lhe que tinha mesmo sido sem querer, que fazia aquilo quase todos os dias e que nem tinha reparado. A sério que foi assim, insisti. Ela riu-se um bocadinho e avisou-me que a multa agora é de cem (100) vezes o valor do percurso. Eu sei, respondi, até li isso ontem nuns flyers que espalharam pelos comboios. Ela tornou a rir e tirou-me um bilhete sem multa. Depois ainda me disse que, se faço a viagem quase todos os dias, devia tirar o passe. Já fiz as contas, respondi, não me compensa assim muito porque às vezes venho de automóvel. Então boa viagem, disse ela, e foi-se embora.
Eu não compreendo as mulheres mas esta compreendeu-me a mim, e até acreditou em numa história que, apesar de verdadeira, é pouco verosímel. Obrigado então, à fiscal do comboio que chegou a Aveiro às 20:22, pela compreensão, pela simpatia e pela presença. Às vezes vale a pena entrar no comboio sem bilhete...

14 comentários:

Fausta Paixão disse...

... então e o índice ivariano não subiu nem um bocadinho?

Ivar C disse...

não Fausta. O índice ivariano está a atravessar uma fase pacífica ali no 13. Não sobe nem desce. É verdade que o céu está geralmente limpo e o vento fraco, mas às vezes surge alguma neblina matinal e, pontualmente, formação de geada nas regiões do interior.

Cristy disse...

O comentário não tem nada a ver com o post, mas... cá vai.
Já nos brindaste com várias fotos do teu frigorifico, da cozinha, da roupa engomada, da roupa interior... sei lá que mais, mas nenhuma da árvore de natal que fizeste com a tua menina...
Algum motivo em especial? Podemos ver? Ou ficou assim tão mal? :p

Ivar C disse...

Cristy, ficou mal, sim. mas para mim ficou bem. É boa ideia colocar uma fotografia, sim. O que é o divorciado está com tanto trabalho que hoje vai ser difícil... amanhã ou logo à noitinha... ;)

Cristy disse...

Fico à espera então. Isto de ter leitores atentos é tramado, não é? Bom trabalho

Ivar C disse...

Não, Cristy, não é tramado. No teu caso sabe bem... ;)

Fausta Paixão disse...

pois... e para mim nada!
Vai já haver aqui uma cena de ciúmes!!!!

Eu a fazer trabalho de análise, que, como sabes, é pago a peso de ouro, e a outra é que leva os piropos...

Ivar C disse...

piropos? eu não lhe mendei piropos, Fausta. E já disse que pago em peras... :)

Fausta Paixão disse...

Eu já nem te ligo. Se isso das peras é para descarregar a neura vai lá dar as peras a quem as aguentar que eu por mim prefiro bananas!!! 'tou amuada! :(

Ivar C disse...

pronto... eram roubadinhas por mim...

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Uma vez aconteceu-me isso, Lisboa-S.João do Estoril, e era o último combóio da noite. Na altura, eles costumavam pôr os "sem bilhete" fora do combóio na estação seguinte. A linha do estoril não é tão má como a de Sintra mas à 1h da manhã é tudo mau. Antes do revisor chegar percebi que me tinha esquecido da carteira com tudo dentro, passe incluido. Vi-o ainda discutir com um sujeito que não tinha bilhete e que dizia que o tinha comprado e que não sabia dele, e procurava nos bolsos, etc.. Pô-lo fora do combóio. Todos assistiram à cena. Por isso, achei que não teria hipótese nenhuma de ser perdoada. Ele aproximou-se e eu contei-lhe "baixinho" o que se tinha passado. Não disse nada, seguiu em frente.

Ficámos amigos. Fazia aquele trajecto todos os dias. Quando me cruzava com ele conversávamos sobre a vida, enfim, mais a sua vida, de revisor. Era um pai de família engraçado.

E lembraste-me dessa fase da my life. Foi pr'aí há 15 anos. Até gostava do ritual matinal, de chegar a Lisboa a ver o mar, depois o Tejo, o tempo todo.

beijokas

Ivar C disse...

bjs, MRF. ;)

Didas disse...

No alfa vai sempre pessoal na casa de banho a fazer porto-lisboa sem bilhete. É verdade que eu sei.

Ivar C disse...

lol, os urbanos aveiro-porto não têm casa de banho. Senão...