10.31.2006

dia das Bruxas

O concílio de Verona, em 1183, criou a Inquisição. A alavanca para este concílio foi uma religião cristã nascida em França pouco tempo antes, o catarismo, e que a igreja católica viu como uma ameaça. Nada mais do que isso. Com os anos, no entanto, e porque na Europa se confundiam facilmente o poder político com o poder religioso, a Inquisição tornou-se a principal arma do Vaticano, e durante séculos torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem ela considerasse inimigo, acusando-os de heresia. O Papa Papa Gregório IX, em 1233, editou as duas bulas que marcam o início desta nova vaga de terror.
Em Portugal A Inquisição é introduzida no reinado de D. João III, em 1536, e apenas com Marquês de Pombal, a Inquisição passa a ser igual a qualquer outro tribunal régio, deixando de efectuar a censura da imprensa, ao mesmo tempo que se aboliu a distinção entre cristãos-novos e cristãos-velhos. Com estas medidas, o Tribunal do Santo Ofício perdia toda a sua importância, até que veio a ser extinto em 1821.
Bruxa, em sânscrito (uma língua clássica da Índia antiga ), quer dizer mulher sábia ou sabedoria feminina, e por algum motivo a Igreja católica, através da Inquisição, elegeu as mulheres sábias como inimigas a abater (o Código Da Vinci apresenta uma tese sobre isto). As bruxas foram implacavelmente caçadas durante toda a Idade Média. Para identificar uma bruxa, os inquisidores comparavam o peso de uma mulher ao peso de uma Bíblia gigante, as que eram mais leves eram consideradas bruxas pois dizia-se que as bruxas adquiriam uma leveza sobrenatural.
Amanhã, quarta-feira, é o dia das Bruxas. Originalmente nem sequer tem nada a ver com elas, mas apenas com as celebrações pagãs dos antigos povos celtas. É certo que também é o dia de todos-os-santos. Para mim, no entanto, devia ser o dia das Bruxas, mas mesmo, mesmo das Bruxas.

fontes
wikipedia
Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2006.

Sem comentários: